A CPI das Fake News terá mais uma oitiva nesta segunda-feira, 1º de julho, a partir das 13h30min, na Câmara de Vereadores. Desta vez, será ouvida Rogéria Policarpio, que tinha feito uma falsa acusação de racismo contra o vereador Anderson Zanella (PSD).
A Comissão Parlamentar de Inquérito investiga o vereador Moacir Camerini (PDT) sobre a suposta utilização da estrutura funcional da Câmara de Vereadores para disseminar conteúdos e notícias falsas nas redes sociais. O parlamentar deve participar da audiência, acompanhado de seu advogado.
O depoimento de Rogéria Policarpio é considerado muito importante pelos integrantes da CPI. Entre o material disponibilizado por ex-assessores do vereador Camerini, há áudios em que Rogéria afirma que fez uma denúncia falsa de racismo contra o vereador Anderson Zanella. Segundo ela, a ação teria sido orquestrada pelo vereador Camerini que teria a orientado a registrar ocorrência na delegacia e levar o caso à justiça.
Na época, Rogéria acusou Zanella de tê-la chamado de negra suja e faxineira. O caso chegou a ter audiência de conciliação no Fórum de Bento Gonçalves, até a advogada que representava Rogéria ter descoberto o que tinha acontecido e desistir de representá-la em juízo. Com isso, ela desistiu do processo e enviou áudios afirmando que Camerini era o responsável pelo fato e pediu desculpas para Zanella.
O fato é considerado grave e pode complicar a situação de Camerini na CPI das Fake News. O advogado do vereador do PDT também poderá interpelar Rogéria Policarpio para tentar mudar os fatos e a versão a ser apresentada pela testemunha.