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Agora você pode fazer cerveja em casa de forma fácil

Vendidas em sachês de 50 ml, a Pratipa e a Capricó são cervejas ultra concentradas, bastando adicionar água com gás para ficarem prontas.

06/06/2019 16h23 Atualizada há 2 anos
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Por: Redação Fonte: Divulgação
Divulgação
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Uma cervejaria do interior de São Paulo lançou uma linha de cervejas ultra concentradas em sachês. Basicamente, a novidade permite fazer cerveja apenas adicionando o conteúdo das embalagens (que têm 50 ml) em água com gás gelada. Cada sachê da linha Magic Booze, como foi batizada, rende até 250 ml de cerveja.

A ideia de criar uma cerveja instantânea surgiu a partir de uma necessidade vista pela própria cervejaria Pratinha, de Ribeirão Preto (SP), em reduzir custos de logística e armazenamento, e levou nove meses para ser desenvolvida. A primeira versão, lançada no começo do mês no Mondial de La Bière, em São Paulo, teve mil sachês esgotados em apenas dois dias.

Inicialmente duas versões foram lançadas pela cervejaria nesta primeira fase – uma IPA e uma Weizenboch. O sócio-diretor da empresa, José Virgílio Braghetto Neto, explica que a cerveja é produzida normalmente, como qualquer outra, e no final passa por um processo que a deixará concentrada no volume de um sachê.

“Depois da receita pronta, o produto passa por um processo de congelamento a baixíssima temperatura e redução da pressão, o que faz com que a parte líquida seja sublimada. Na etapa seguinte, a cerveja ganha uma nova adição de maltes e lúpulos de perfis aromáticos. A fórmula e o processo já foram patenteados”, conta. Todo o processo foi desenvolvido em um laboratório interno chamado Beer Hack Lab.

Gosto e aromas

Segundo a cervejaria, o sabor e o aroma das cervejas não foram alterados pelo processo de ultra concentração. A fórmula de produção é a mesma de uma bebida artesanal e não tem adição de nenhum ingrediente artificial.

A Pratipa é uma IPA (India Pale Ale) de malte e lúpulo com teor alcoólico de 5,5%, enquanto a Capricó é uma Weizenboch escura de trigo com graduação de 6%. Já o terceiro rótulo, a Dark Moon, é uma cerveja stout (ou seja, escura) de cacau que ainda não foi lançada nesta linha. "A expectativa é que outros estilos sejam desenvolvidos na sua versão instantânea em breve”, completa Braghetto.

Apesar de serem chamadas de cervejas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento as classificou como ‘bebidas alcoólicas mistas’, por conta do processamento depois de prontas.

Novos formatos

Cada sachê da linha Magic Booze custava R$ 14,99 no período de pré-venda, e ainda não há previsão de uma nova leva de cervejas instantâneas. Além dos sachês, a Pratinha também planeja lançar a bebida em cápsulas para preparar em equipamentos domésticos, e ainda uma versão para máquinas de refrigerantes.

A cervejaria tem, atualmente, 18 rótulos comercializados de estilos como witbier, rauchbier, entre outros.

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Atualizado às 06h32 - Fonte: Climatempo
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