
Uma ofensiva conjunta realizada nesta terça-feira, 28 de abril de 2026, mobilizou diversos órgãos estaduais no município de Antônio Prado para combater o desmanche irregular de veículos. A Operação Desmanche cumpriu dois mandados em alvos previamente monitorados, unindo esforços da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Detran, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Segurança Pública (SSP) e CEEE. O efetivo total contou com 36 servidores especializados em diferentes frentes de fiscalização.
Os resultados imediatos da operação apontam para uma repressão qualificada ao comércio ilegal de peças. O Detran realizou a apreensão administrativa de aproximadamente 10 toneladas de carcaças automotivas em situação irregular, fundamentada na Lei nº 14.787/2015. Além disso, as equipes localizaram e apreenderam um veículo com sinais de adulteração nos elementos identificadores, caso que agora será investigado por meio de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Polícia local.
No âmbito administrativo e ambiental, a operação também gerou responsabilizações diretas. Foi lavrado um Termo Circunstanciado por crime ambiental (artigo 60), devido à operação de atividades potencialmente poluidoras sem licença, e o Corpo de Bombeiros emitiu autos de infração relacionados às normas de segurança contra incêndio. A Brigada Militar reforçou que a ação segue em andamento e novas diligências podem ocorrer, mantendo o foco na desarticulação de locais que alimentam o ciclo de furtos e roubos de veículos na região.





