A faculdade de medicina de Bento Gonçalves já é realidade. A estrutura que vai comportar a graduação da Universidade do Vale do Taquari (Univates) já foi finalizada junto ao novo hospital do Tacchimed. O presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari, em entrevista exclusiva ao NB Notícias, afirmou que resta apenas a aprovação da vistoria técnica por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para dar início às atividades.
Após a conclusão das duas primeiras etapas da obra do novo hospital (estacionamento e mall), a faculdade de medicina, que ocupará um andar inteiro do prédio que está sendo construído, será a próxima etapa a ser inaugurada. "Nós temos um andar inteiro que já está completamente pronto com os laboratórios, com os equipamentos, com as salas de aula e tudo mais para receber o curso de medicina", revela o mandatário.
Conforme as projeções iniciais, a Univates esperava já estar operando o curso de medicina em Bento Gonçalves, no entanto a instituição ainda aguarda os trâmites legais para que a graduação seja efetivada e aberta à comunidade do município e região. "Neste momento o curso está em tramitação no MEC, num órgão específico que se chama INEP, que tem que mandar uma equipe para o local para fiscalizar e ver se tudo aquilo que prometemos que vai ter de fato tem e existe. Como tudo está pronto e já foi montado, achamos que é só a comissão vir, examinar e dar o 'ok' de que tudo isso está em ordem. ", explica o presidente, que complementa:
"Nas nossas projeções, nesse momento nós já estaríamos com o curso aberto, mas têm todas as tramitações que necessitam acontecer, é preciso a legalidade desses atos e isso está tramitando dentro de uma lógica que é a lógica do poder público. E claro, estamos muito ansiosos para que isso aconteça logo também", salienta Lazzari.
O curso de medicina da Univates, em Lajeado, comemora 10 anos em 2023. O projeto instaurado em parceria com o hospital da cidade do Vale do Taquari será replicado em Bento Gonçalves, junto com o Hospital Tacchini e com o poder público de Bento Gonçalves e demais municípios da Serra Gaúcha. "O Hospital Tacchini tem diferenciais muito grandes de qualidade, de história, de tradição, de inserção regional. Trata-se de uma instituição comunitária, da mesma forma que a Univates também é uma instituição comunitária. Nós começamos essa parceria há uns dois anos com o Hospital, com parcerias de qualificação de enfermeiros, fisioterapeutas e de algumas outras áreas, mas com uma relação muito mais profunda nos últimos dois anos", comenta o presidente.
Segundo Lazzari, o curso de medicina trará à saúde do município e da Serra Gaúcha inúmeros benefícios a ponto de transformar o setor da região. "Reorganiza o setor, oferece uma quantidade muito maior de profissionais para atendimento na saúde, não só de alunos, mas também de professores especializados, que têm que vir de outros centros para trabalhar nesses espaços, e muito trabalho feito pelos alunos nos hospitais menores, nos hospitais que estão no entorno também e em todos os setores da saúde, como a própria Secretaria da Saúde, postos de saúde que passam a ser muito melhor atendidos e mais qualificados. Então, o curso de medicina realmente transforma a saúde numa região", reflete.