Bento Gonçalves passa a contar com um ponto de venda de lenha ecológica na cidade. O produto, muito utilizado nos grandes centros do país, é uma lenha produzida a partir de resíduos que seriam dispensados no meio ambiente de forma nada sustentável, evitando, desta forma, o aumento do desmatamento e a poluição do ar. Além disso, é mais barato e muito mais funcional que a lenha convencional utilizada em fornos de pizzarias e padarias, por exemplo.
Em Bento Gonçalves, a venda da lenha ecológica será feita pela empresa Fogosul. O endereço será a Rua Mauri Alcides Scussel, 75, no bairro Conceição. Como um de seus diferenciais, a empresa terá uma tele-entrega específica do produto, garantindo mais facilidade para quem precisa comprar o produto. Os pedidos podem ser feitos pelo whatsapp, no número (54) 99679-4799.
Chamada popularmente de briquete, a lenha ecológica apresenta alto poder calorífero, capaz de substituir com eficiência o gás, os carvões vegetal e mineral e a lenha convencional, entre outros tipos de combustível. Todo o processo de fabricação da lenha ecológica é 100% sustentável. É feito um bloco denso obtido após prensagem em alta temperatura dos materiais misturados à resina de breu, que é uma seiva encontrada em mais de 150 espécies de árvores.
Um estudo feito pelo Instituto Federal de Educação de Tocantins aponta que o uso de lenha ecológica gera 50% de economia para as empresas que antes utilizavam a lenha convencional. Uma pequena padaria foi utilizada como exemplo para o estudo. O proprietário gastava cerca de 3,5 toneladas de lenha convencional para assar seus produtos no forno mensalmente. Após utilizar os briquetes, seu gasto foi de 1,5 tonelada de lenha ecológica.
O uso da lenha ecológica tem muitas vantagens para o consumidor final. Além de produzir mais calor que a lenha convencional, o briquete não produz fumaça e nem fuligem, tem fácil transporte e manuseio, e baixo índice de cinzas. Os briquetes podem ser utilizados em locais que possuam forno a lenha, como padarias e pizzarias e também são úteis para quem tem uma lareira, um fogão a lenha ou uma churrasqueira em casa, promovendo menor custo e mais eficiência no preparo dos mesmos produtos. “O melhor mercado para o briquete são as empresas que tenham forno a lenha. A gente identificou uma grande vantagem no uso do briquete porque é um produto que tem uma dimensão uniforme. Ele é muito mais limpo do que a lenha porque ele vem ensacado, em sacos de 25 quilos, e o estabelecimento consegue ter uma maior higiene no espaço, além de economizar financeiramente bem mais do que comprando a lenha convencional. Isso tem sido um grande atrativo”, destaca o responsável pela empresa Fogosul em Bento.