A comunidade de Bento Gonçalves deu mais um show de solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Mais de 500 pessoas compareceram ao pavilhão 14 do Parque de Eventos com o objetivo de ajudar a quem precisa. Além deles, outras dezenas de pessoas auxiliaram de diversas formas em todo o município. As diversas demonstrações de solidariedade enchem de orgulho quem mora na Capital do Vinho.
Desde o início das inundações, ainda na segunda-feira, 4 de setembro, a comunidade de Bento Gonçalves escolheu ser protagonista no auxílio às pessoas que perderam tudo. As doações foram chegando na mesma proporção das águas que destruíram milhares de casas, ao ponto dos municípios atingidos pedirem para o município parar de enviar donativos.
Grupos de pessoas tomaram a iniciativa e se deslocaram para Santa Tereza, Muçum, Roca Sales e Arroio do Meio com o objetivo de realmente fazer a diferença. Ajudar na limpeza de casa e remoção de entulhos, levar donativos e fazer comida para quem tinha fome naquele momento.
O auxílio foi tanto que foi preciso realocar os donativos no Pavilhão 14 do Parque de Eventos no feriado de 7 de setembro. Coordenados pela Prefeitura de Bento Gonçalves e o Corpo de Bombeiros, nos dias 8 e 9 de setembro, mais de 500 pessoas auxiliaram na organização de tudo. Estimativas preliminares dão conta de mais 50 toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza já enviados através de mais de 70 viagens para os locais atingidos, Roca Sales, Santa Tereza, Muçum, Encantado e Arroio do Meio.
A separação e acondicionamento das doações ficou a cargo dos mais de 500 voluntários que passaram nas últimas 72 horas no pavilhão 14 do Parque. O local funcionará como centro de recepção de alimentos por tempo indeterminado, funcionando das 9h às 18h. O Corpo de Bombeiros Militar solicita que toda doação seja entrega diretamente no local. A sede da instituição só receberá doações em último caso para que tudo se centralize em um único local.