O ano de 2019 começa com boas expectativas na geração de empregos em Bento Gonçalves. Nos primeiros três meses do ano, a Capital do Vinho fechou com saldo positivo em abertura de vagas, com mais de 800 postos de trabalho sendo preenchidos. A compilação dos dados foi divulgada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
De janeiro a março deste anos, o saldo acumulado é de 881 vagas abertas. Nos últimos 12 meses foram abertos 657 postos de trabalho no município, um acréscimo de 1,66%. Nesse mesmo período, os setores que mais criaram postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 243 novas vagas, seguido pelos Serviços, com 239 novos vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 32 vínculos encerrados, seguido pela Agropecuária, com 13 desligamentos. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o de Serviços Industriais de Utilidade Pública, com um acréscimo de 11,73%.
Porém, o último mês do levantamento acende um sinal amarelo para os trabalhadores. No mês de março foram fechados 135 postos de trabalho em Bento Gonçalves. Isso representa um decréscimo de 0,33% sobre o total de empregos formais. Nesse período, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação, com 87 vagas encerradas, seguido pelos Serviços, com 54 vínculos a menos. Os setores que mais abriram postos de trabalho foram o do Comércio, com 13 novas vagas, seguido pela Construção Civil, com 6 vínculos criados.
A expectativa agora são para a divulgação dos números referente ao mês de abril. Com este índice de desempenho, será possível saber se março será considerado um mês fora da curva de crescimento na geração de emprego, ou se a tendência para os próximos meses será de demissões e redução de vagas no mercado de trabalho.