
Mesmo com os altos índices de homicídios em Bento Gonçalves nestes oito meses de 2023, outros crimes diminuíram consideravelmente, como o roubo a pedestre, furto a estabelecimento comercial, furto de veículos e posse de entorpecentes, porém, os delitos mais registrados na Capital do Vinho, entre janeiro a julho/agosto de 2022 e 2023, são de estelionato e furtos em geral.
Conforme os dados do tenente-coronel, Artur Marques de Barcellos, do 3º Batalhão de Policiamento em áreas Turísticas (3ºBPAT) de Bento Gonçalves, o roubo em estabelecimento comerciais no município diminuiu em 2023, como os roubos a pedestres e furto de veículos:
Outro destaque são as ocorrências de furto de veículos que registraram o menor número desde quando iniciaram a contabilização destes crimes em 2002. "A média era de 249/ano. Nós estamos com 54 em 2023. Esse número é o menor da série histórica de furtos de veículos em Bento, sendo que em 2015, chegamos a ter 419 casos," revela o Tenente.
Contudo, no caso de roubos de veículos, Bento Gonçalves registrou um aumento de 140%, saindo de cinco ocorrências de janeiro a julho de 2022, para 12 em 2023, porém o tenente destaca que o índice ainda é abaixo da média anual. "Nós temos uma média, dos últimos 10 anos, de 57/ano. Nós chegamos a ter em 2015, 108 roubos de veículos e em 2023, temos apenas 12. A frota de veículos e o número de turistas na cidade aumentou e só temos 12. Está acima do ano passado? Sim, mas está muito abaixo da média anual," salienta o policial.
Outros crimes, como estelionato, obtiveram uma queda de 8% (de 760 para 694 registros); abigeato com 50% (de dois para um) e latrocínio (roubo consumado ou tentativa onde houve também um resultado morte) com zero registros em 2023 (até o momento) e apenas um em 2022.
E os resultados da diminuição de alguns dos delitos é devido a ação ativa da Brigada Militar nas ruas da Capital do Vinho. As apreensões de drogas aumentaram 94% de um ano para o outro, com 78 prisões e 214 registros de posse de entorpecentes - que somam cerca de 29,5 kg de substâncias recolhidas. Além disso, foram realizadas 72 operações policiais; recolhidas 44 armas de fogo; feitas 280 prisões em flagrante, destas 85 de foragidos da justiça; fiscalizaram 4.471 mil veículos, sendo 7.616 mil pessoas abordadas e recuperaram, só em Bento Gonçalves, 40 veículos roubados.
Para encerrar, o tenente-coronel Artur exalta a segurança da cidade e como a Brigada Militar, junto de outros órgãos, vem trabalhando nos últimos meses. "É fato que sim, os homicídios aumentaram um pouquinho comparado ao ano passado, mas ainda é muito pequeno se olharmos para a média dos últimos 10 anos. Nos outros casos, estamos trabalhando fortemente com operações, com presença policial, com ações em locais mais conflagrados e temos trabalhado com muita integração junto a Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal, além disso, é importante que a comunidade denuncie foragidos, pessoas que andam com armas de fogo e pontos de drogas. Mas, em um panorama geral, se analisarmos os números, a cidade está muito boa para se viver. Bento Gonçalves é uma cidade segura para se morar, visitar e empreender," finaliza Barcellos.
Confira a relação dos dados de segurança de Bento Gonçalves entre janeiro a julho/agosto de 2023: