No antigo Egito os felinos eram adorados como símbolos de divindades. Os gatos são animais fascinantes que deixaram sua marca em diversas culturas e têm cativado os corações das pessoas há milênios.
Com sua natureza independente e, ao mesmo tempo, carinhosa, eles criam uma interação única com seus tutores, sendo companheiros leais e afetuosos, que enriquecem a vida daqueles que têm o privilégio de compartilhar seu lar com eles.
Confira alguns fatos interessantes que revelam um pouco mais sobre a natureza e os hábitos desses pets.
Gatos têm 12 vibrissas em cada bochecha. Esses pêlos sensoriais, também conhecidos como bigodes, são essenciais para ajudá-los a perceber o ambiente ao seu redor. Além de ajudar na orientação espacial, eles os auxiliam a determinar se conseguem ou não passar por uma abertura estreita. As vibrissas também são sensíveis ao movimento do ar, permitindo que os animais percebam qualquer mudança em seu entorno.
Diferentemente dos humanos, os felinos têm uma visão noturna excepcional. Seus olhos contêm uma camada refletora que amplifica a luz disponível, permitindo que eles vejam melhor em condições de pouca iluminação. Os gatos requerem apenas um sexto dos níveis de luz necessários aos humanos para ver. Além disso, possuem uma visão periférica mais ampla do que a dos humanos, o que os ajuda a detectar movimentos ao seu redor.
Podem ser verdadeiros atletas e têm uma incrível capacidade de saltar e equilibrar-se em superfícies estreitas. Os gatos conseguem saltar até cinco vezes o comprimento do seu corpo.
Se comunicam com seus tutores de várias maneiras, por meio do corpo, sons e gestos. O ronronar, por exemplo, pode expressar contentamento, enquanto o movimento da cauda geralmente indica irritação, ao contrário dos cães, que é interpretado como satisfação. Além disso, eles podem fazer mais de 100 sons diferentes, desde miados carinhosos até ronronados de contentamento. Cada som que eles emitem tem um significado especial.
Eles decidem o que comer com base no cheiro e na textura do alimento. Ao contrário dos humanos, a percepção do sabor é menos importante para os gatos. Seu paladar é menos desenvolvido, enquanto o olfato é altamente desenvolvido, sendo o primeiro sentido que atrai os felinos para o alimento. Se o cheiro do alimento for atraente, eles comerão. Depois de sentir o cheiro, eles podem mostrar preferência pela sensação do alimento na boca, como tamanho, forma, textura e sabor.
Naturalmente, os gatos têm o hábito de ingerir uma pequena quantidade de água. Isso pode estar relacionado ao seu processo evolutivo, por terem vindo de regiões desérticas, onde se adaptaram a concentrar a urina e, assim, evitar a perda de água corporal. Por isso, é importante oferecer alimentos úmidos, que possuem de 80 a 90% de água em sua composição, para ajudar a aumentar o volume de água ingerido diariamente. Água sempre fresca e limpa, em vários potes espalhados pela casa, também pode contribuir para a sua hidratação.
Gatos podem ajudar a reduzir o estresse nos humanos. A companhia de um gato pode trazer tranquilidade e conforto, contribuindo para um ambiente mais calmo e relaxante.
A paixão por gatos é chamada de ailurofilia. O termo vem do grego e significa “gato” + “paixão”.
“Os gatos são seres incríveis e cativantes, com uma série de peculiaridades que os tornam únicos. É muito importante manter cuidados veterinários regulares e observar a nutrição assim, os gatos podem desfrutar de uma vida longa e saudável ao nosso lado.
Adotar um pet é, de fato, um ato de amor e responsabilidade. Todo pet merece um lar amoroso e responsável. Adotar um animal é proporcionar uma nova chance de vida e uma parceria leal e afetuosa.
Mín. 10° Máx. 19°