
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que os dois países devem pensar o futuroda Usina Hidrelétrica de Itaipu para os próximos 50 anos. Segundo ele, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre os aspectos econômicos da usina binacional deve ser finalizado ainda este ano. “Estou muito otimista de que as negociações possam ser concluídas muito rápidas”, disse Peña.
Segundo o presidente eleito, o objetivo é construir uma visão conjunta dos dois países sobre o futuro da hidrelétrica. O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos governos de Brasil e Paraguai, fala que, depois de 50 anos, o anexo C, que estabelece os termos financeiros, deve ser rediscutido.
“Quando o acordo foi assinado, o objetivo foi construir, operar e pagar a dívida de Itaipu, o que foi feito. A obra foi construída, opera corretamente e a dívida foi paga totalmente. Hoje, temos que falar qual é o novo papel que vai ter para os próximos 50 anos”, disse Peña, ao sair do encontro com Lula no Palácio da Alvorada.
O presidente eleito do Paraguai dizque acredita ser possível manter as condições de compra do excedente de energia pelo Brasil. Atualmente, cada país tem direito a metade da energia produzida pela usina, mas o Paraguai usa apenas cerca de 15% do total. Pelo tratado, o Brasil tem preferência de compra da energia excedente dos paraguaios.
“O Paraguai não está buscando uma política rentista, está buscando uma política desenvolvimentista. O Paraguai quer desenvolverseu país, temos muita gente jovem que quer trabalhar. Estamos buscando uma política econômica que vá gerar emprego, e a ideia não é mudar o emprego do Brasil para o Paraguai”, disse Peña.
O encontro entre Lula e Peña tratou de uma agenda ampla de integração global, regional e bilateral entre os dois países. Foram discutidos temas de cooperação na área de segurança, econômica, passagem de fronteira e também a melhoria da cooperação na área de investimentos para a região. Lula já confirmou a presença nas cerimônias de posse presidencial do paraguaio, em Assunção, no dia 15 de agosto.
Outro assunto tratado na reunião, segundo Peña, foi a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “Estou muito otimista que o presidente Lula, como presidentepro temporedo Mercosul vai levar essa negociação de maneira muito exitosa”, disse Peña.
Nas redes sociais, Lula disse que gostou muito da reunião. “Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, declarou o presidente brasileiro.
Ver essa foto no Instagram* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Mostrar mais comentários
Eleições 2026 Há 2 diasEnquete NB Notícias: Luciano Zucco recebe 77% dos votos na Serra Gaúcha
Vantagem expressiva do candidato do PL confirma o forte alinhamento conservador do eleitorado da Serra Gaúcha.
Câmara de Bento Há 2 diasVereadores votam criação de Grupamento de Cães da GCM nesta segunda
Sessão ordinária, que inicia a partir das 15h, ainda tem votação de moções de aplauso e portarias de louvor.
Eleições 2026 Há 3 diasEnquete NB: Flávio Bolsonaro lidera com folga corrida presidencial na Serra
Levantamento realizado nas redes do portal atraiu mais de 3.800 votos em pouco mais de 24 horas.
Eleições 2026 Há 5 diasVocê vota nele? Eduardo Leite anuncia pré-candidatura à presidência
Governador do RS se lança como pré-candidato pelo PSD em manifesto nas redes sociais.
Vai ou não vai? Há 5 dias“Todo o político está louco pra concorrer a qualquer cargo”, diz prefeito Diogo
Assediado para concorrer a deputado federal nas eleições gerais deste ano, político disse que precisa de apoio para concretizar a candidatura.
Últimas notíciasEntretenimento Há 12 minutosTratamentos multifatoriais podem parar avanço da obesidade
Comando Há 25 minutosTenente-Coronel Karine Soares assume oficialmente o 43º BPM em Bento Gonçalves
Tecnologia Há 1 horaInteligência de negócios e IA impulsionam empresas nos EUA
Estradas Há 1 horaCom investimento de R$ 4 milhões pelo programa de abatimento do ICMS, pavimentação avança na ERS-505, em Santa Maria
Negócios Há 2 horasIFRS S1 e S2 ampliam risco regulatório a partir de 2026
Blogs e colunas
Cotidiano O Cravo e a Rosa: uma alegoria sobre o ciclo da violência
De Fato é Fato Vagas em creche: Até quando a falta de gestão vai imperar em Bento?
Meus Pezinhos de Arface A imagem dos municípios e o desafio de comunicar sem perder a essênciaEnqueteNenhuma enquete cadastrada© Copyright 2026 - NB Notícias - Todos os direitos reservados