Uma verdadeira imersão no mundo dos sonhos será proporcionada ao público no espetáculo teatral “Nuances – Uma ilha azul num oceano cor de céu”. Depois de sua estreia em Paris, a peça faz sua estreia no Brasil neste final de semana, nos dias 30 e 31 de março, às 20h, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
O espetáculo é encenado pelos artistas da companhia “A Trupe Dosquatro”, de Bento Gonçalves, Edson Possamai e Cristian Bernich, e foi concretizada em conjunto com os coreógrafos Denise Namura e Michel Bugdahn, diretores da “Cie à fleur de peau” sediada em Paris, na França.
A peça foi construída ao longo de 2018 e teve sua estreia realizada em novembro do ano passado, em Paris. O espetáculo trata de quatro artistas francesas, evocando um universo artístico francês em uma atmosfera de sonhos. “O projeto trata de um universo artístico francês, a linha de condução do espetáculo parte disso, então ele é dividido em quatro momentos diferentes, mas que vão ser apresentados todos juntos. Ele trata de alguns artistas franceses numa atmosfera francesa de sonho, com os absurdos, as realidades, as conexões que nós fazemos. Nós tratamos de quatro artistas franceses especificamente, que são o escritor Antoine de Saint-Exupéry, o ator e cineasta Jacques Tati, o fotógrafo Robert Doisneau, o pintor Yves Klein, e a cantora Edith Piaf, explica Edson Possamai.
O espetáculo possui uma hora e cinco minutos de duração e pode ser assistido por todas as faixas etárias. A peça, sobretudo, traz consigo o gênero poético e se aproxima consideravelmente do lúdico, tratando de um tema presente no dia-a-dia das pessoas. “Ele é muito lúdico, é um trabalho que não tem cunho político ou de gênero. A realidade é que nós quisemos entrar dentro de um contexto poético mesmo, e quase lúdico. Ele traz uma certa simplicidade de absorção na questão de um espetáculo. Todos sonhamos, então não é algo assim tão longe do nosso dia-a-dia. A atmosfera, a música, que foi criada especialmente para o espetáculo tem uma estética muito bonita”, afirma o bailarino Cristian.
Os artistas já tiveram a oportunidade de vivenciar experiências internacionais por meio de suas peças. Para eles, a experiência de estrear o espetáculo para o público europeu foi muito construtiva. “Experimentar o público europeu na estreia foi uma coisa bastante interessante, foi muito legal para nós, abriu várias portas obviamente, conhecemos muitas pessoas e muitas pessoas nos conheceram, embora a coreografia não seja especificamente da Trupe. Mas foi legal para nós tirarmos o termômetro da gente como artistas da companhia do interior do Rio Grande do Sul, comenta Edson.
A peça é um projeto aprovado pela Lei Rouanet e será apresentada em diversas partes do Brasil e no exterior.
A Trupe Dosquatro
A companhia bento-gonçalvense surgiu em 2005 com a ideia de ser um grupo de teatro. A partir de 2011, os dois artistas entraram no universo da dança-teatro, produzindo inúmeros projetos todos os anos com diversos temas explorados. “Em 2011 fizemos essa primeira experiência que foi se jogar nessa linguagem que é a dança-teatro, que é uma linguagem específica. Teatro é uma coisa, dana é uma coisa e dança-teatro é outra coisa. Aventuramos-nos nesse processo que é o que a gente leva até hoje”, comenta Cristian.
Para o bailarino, o trabalho “Nuances” proporcionou um grande desafio e fez com que amadurecesse as ideias e os trabalhos da dupla. “Esse trabalho do “Nuances” veio a amadurecer ainda mais o que a gente faz. Fez entender cada vez mais o que fazemos. Foi muito importante para nós como reafirmação do nosso trabalho, do que pesquisamos, e saber que sim, estamos lá na ponta também, mesmo sendo de uma companhia do interior do Estado”, explica. “Foi uma provocação nossa, mas a nossa forma de observar esse processo de interpretação artística e transformar isso para o corpo para apresentação do palco é totalmente diferente em relação a eles. Foi muito desafiador, é um processo corporal muito diferente”, finaliza Edson.
Serviço
O que: Nuances – Uma ilha azul num oceano cor de céu
Quando: 30 e 31 de março de 2019
Horário: 20h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Ingressos: R$ 30,00 antecipados – R$ 40,00 na hora
Locais de venda de ingressos: Sala de Ensaio e Phantom Academia (SUSFA)
Link do espetáculo com teaser: https://www.atrupedosquatro.com.br/nuances
Ficha Técnica
Concepção, coreografia e dramaturgia: Denise Namura e Michael Bugdahn
Idealização do projeto: Cristian Bernich e Edson Possamai
Elenco: Cristian Bernich e Edson Possamai
Desenho de luz, trilha sonora e pesquisa musical: Michael Bugdahn
Cenário, figurino e adereços: Cristian Bernich, Denise Namura,
Edson Possamai e Michael Bugdahn
Ensaiadora: Fernanda Moreira Rodrigues
Co-produção: Cia. A Trupe Dosquatro & cie. « à fleur de peau »
Apoio montagem: Centre National de La Danse, Pantin (Prêt de Studio), Compagnie Le Sisyphe Heureux, Champigny e Sala de Ensaio.