Na tarde desta sexta-feira, 1º de março, às 14h, o vereador Moacir Camerini (PDT) irá protocolar na Câmara de Bento Gonçalves um requerimento para abertura da CPI DOS MÉDICOS da UPA. O pedido tem como base as denúncias apresentadas em uma gravação pelo parlamentar durante a Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, realizada na terça-feira, 26 de fevereiro.
De acordo com Camerini, o documento já conta com as assinaturas necessárias para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito na Casa. Sete vereadores já assinaram o documento, sendo que o Regimento Interno do Legislativo prevê a necessidade de seis assinantes do termo de requerimento.
Segundo o parlamentar, o objetivo da CPI é para apurar as informações apresentadas em um áudio de uma reunião entre médicos e o representante da empresa Atena, terceirizada responsável pela gestão da Saúde no município. Na gravação, são pontuadas questões como a não exigência de capacidade técnica dos contratados, a falta de suporte a novos plantonistas da UPA 24h, a desorganização das equipes, a sobrecarga de profissionais, o risco de erros médicos, favorecimentos com liberdade de horários e também indicações de pessoas para ocupar os cargos com aval do secretário municipal de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, e prefeito Guilherme Pasin.
Secretário de Saúde demonstra tranquilidade com a medida
Procurado pela reportagem, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, afirma que está tranquilo e que não há nada para ser investigado na CPI. Segundo ele, alguns fatos citados na gravação ocorreram, mas nada que fosse prejudicar a saúde de algum paciente. Porém, a secretaria já tomou as providências necessárias e a situação já está normalizada, principalmente porque o fato teria ocorrido entre os meses de setembro e outubro do ano passado.