Desde a quinta-feira, 17, clientes da Caixa de todo o Brasil têm relatado nas redes sociais que houve um “sumiço” de dinheiro de suas contas. Em Bento Gonçalves, pelo menos três correntistas registraram ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). A Caixa informou que houve uma falha técnica em seu sistema, o que atrasou algumas operações de TED, mas que nenhum dinheiro foi retirado indevidamente da conta dos clientes.
Em alguns relatos na internet, clientes que procuraram a Caixa dizem que foram orientados a aguardar até 48 horas para a resolução do problema. Outros usuários do Twitter chegaram a cogitar a hipótese de um “confisco de valores”. Em Benot Gonçalves, uma cliente registrou que não localizou em sua conta corrente a transferência de R$ 5 mil realizada ainda na quinta-feira e que funcionários disseram para ela esperar 48 horas e voltar novamente à agência.
Outra correntista afirmou que o dinheiro que ela tinha em sua conta não aparecia em seu extrato, porém que não tinha feito nenhum saque. Ela constatou o fato após às 16h desta asexta-feira, 18, quando o banco já havia fechado, por isso decidiu fazer o registro policial.
A Caixa Federal emitiu um comunicado, informando que tudo seria regularizado. “A CAIXA informa que alguns créditos em conta via TED foram processados com atraso, e já estão regularizados, sem prejuízo aos clientes”, disse o banco em nota. Como houve atraso para o crédito de operações TED e alguns clientes tinham contas em débito automático, possivelmente esses clientes podem ter ficado com saldo negativo até que o crédito das TED fosse liberado.
Segundo a Caixa, as operações já foram regularizadas, mas, mesmo assim, quem ainda estiver enfrentando problemas ou se sentir lesado, deve procurar o banco. A falha técnica afetou clientes do Brasil inteiro.