Bento Gonçalves recebeu mais uma premiação estadual na noite desta segunda-feira, 26. A Capital do Vinho foi uma das vencedoras do Prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae, em Porto Alegre. Dos 68 municípios inscritos, 25 chegaram à final e sete receberam o troféu em oito categorias. Os oito projetos vencedores representarão o Rio Grande do Sul no Prêmio Nacional, em maio de 2019, em Brasília.
A cidade conquistou o prêmio na categoria “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto Selo Sabor de Bento. Por meio da valorização da agricultura familiar, Bento tem se consolidado como um dos municípios que mais possuem agroindústrias do Estado e é referência em questões de desburocratização, fiscalização e organização na área.
O incentivo à produção das agroindústrias familiares veio com o Selo Sabor de Bento, criado em 2013 com a finalidade de agregar valor aos produtos e estimular o consumo, por meio da certificação de qualidade. O selo apresentou uma marca para os produtos locais, gerando uma identificação da comunidade. Atualmente, 25 agroindústrias integram a iniciativa e mais seis estão em processo de regulamentação. O projeto ainda envolve outras ações, entre elas está à regularização das agroindústrias familiares, por meio da criação de legislação que facilita aos produtores a legalização e a redução das taxas a serem pagas, horas máquinas, qualificação dos agricultores, entre outras iniciativas.
O prefeito Guilherme Pasin comemorou o resultado. “Esse prêmio é o resultado do trabalho de homens e mulheres que se dedicam para qualificar seu negócio e produzir produtos com a cara de Bento. O projeto Selo Sabor de Bento é muito mais do que ações no interior, é o cuidado, a preocupação e a atenção com nossos agricultores. Parabéns aos envolvidos neste projeto", finalizou o prefeito.
O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária.
A seleção
A gestora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS, Fernanda Dall’Agnol, explica que os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas e entidades representativas do Estado. Os projetos devem ter sido implementados e possuir resultados mensuráveis e comprovados quanto ao estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.