Morreu no final da noite desta segunda-feira, 12, o radialista e empreendedor Jovino Nolasco. Ele estava com sérios problemas de saúde e lutava pela vida no hospital São Roque, em Carlos Barbosa. Após mais uma cirurgia e já muito debilitado, ele não resistiu e faleceu. O velório acontece nas Capelas São José e o sepultamento será realizado às 15h30, no Cemitério Público Municipal Santo Antão.
Casado com Leci e pai de dois filhos. Jovino Nolasco sempre foi um empreendedor nato. Líder estudantil, radialista, pintor, escultor, poeta, Nolasco cumpriu o papel, também, de presidente por três edições da Festa Nacional do Vinho - Fenavinho (1990/91/92), coordenou seis edições da Festa do Vinho e da Uva do Nordeste -Vinhuva Fest (1999, 2001, 2003, 2007, 2009 e 2011). Como escultor, foi responsável pela imagem de Nossa Senhora da Uva, primeira imagem modelada no Brasil, exposta em Flores da Cunha.
Foi comentarista das TV Guaíba e TV Bandeirantes. Mas uma de suas grandes paixões sempre foi o rádio. Durante vários anos foi comentarista em diversas rádios do país, falando sobre turismo, vinhos e cultura. Estava muito feliz por ter retornado à Rádio Difusora AM, onde desde abril apresentava os programas Profissão Esperança, Um vinho, uma história e Histórias que me contaram. Além disso, passou a se dedicar a palestras e consultoria na área do Enoturismo.
Na vida pública, exerceu o cargo de diretor do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), secretário de Turismo por duas oportunidades, secretário da Cultura, de 2013 a 2015, presidente da Fundação Casa das Artes, e, ainda, secretário de Governo em 2016. Na administração Municipal, como Secretário de Cultura implantou projetos de valorização dos artistas locais, como Raízes, Mural dos Escritores, entre tantos outros. Exerceu até 2016 a titularidade na pasta do Governo. "Falar do Jovino, é falar de uma pessoa iluminada, sempre disposta a fazer a diferença. Um homem, que apesar de pequeno no seu tamanho, carregava um coração enorme e um pouco da história do nosso município com ele. O dia fica mais triste com a perda do amigo. Mas, que possamos lembrar e admirar o legado deixado por ele", destacou o prefeito Guilherme Pasin.