Com o objetivo de inter-relacionar as disciplinas dos cursos da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, o Projeto Integrador 2018/2 teve como tema central “Sustentabilidade”. Através disso, as alunas sob orientação da professora Melissa Bonato, propuseram uma intervenção relacionando a fitoterapia sustentável, ou seja, o cultivo e manejo de plantas medicinais para fins terapêuticos, no âmbito escolar.
A fitoterapia, que consiste na utilização de plantas medicinais para uso terapêutico, faz parte do cotidiano da população mundial. No Brasil, a diversidade em plantas medicinais é um fator favorável para que a utilização esteja incluída na cultura popular, o que contribui para um grande potencial de desenvolvimento. Assim sendo, a sustentabilidade agrega de maneira significativa, uma vez que, o baixo custo de produção, a facilidade do acesso e a conservação do meio ambiente são fatores contribuintes para a valorização da conservação e manutenção no cultivo de plantas medicinais.
No dia 9 de outubro de 2018 foi realizada atividade com as séries iniciais, Jardim B e 1º ano da E.M.E.F Princesa Isabel, onde foi explanado o conceito básico sobre o tema e, com base nas principais queixas infantis (dores de cabeça, barriga, garganta, tosse e congestão nasal), foram selecionadas seis plantas (erva cidreira, alecrim, limão, gengibre, boldo-do-chile e guaco), e explicadas suas principais ações no organismo. Após isso, foi realizado o plantio das mudas em uma horta externa já existente na escola.
O aluno João Pedro da Turma 11 acredita que valeu muito o contato com as estudantes. “Foi muito legal, antes não sabia como plantar, agora a gente aprendeu e também como cuidar do nosso meio ambiente. Eu só conhecia limão e cidreira agora conheço mais tipos de plantinhas pra fazer chás”, destacou. Para a professora Giovana Bianchi, a atuação das acadêmicas serviu para conscientizar as crianças sobre a preservação do meio ambiente. “É muito importante trabalhar com a sustentabilidade desde a infância. Através das crianças conseguimos atingir a família, conscientizando sobre atitudes para o bem do nosso meio ambiente, além de formar cidadãos preocupados e que valorizem o nosso planeta. A atividade realizada pelo grupo foi extremamente válida, pois além de reforçar a importância da preservação fez com que os mesmos aprendessem a eliminar/amenizar suas dores de uma forma natural, utilizando as plantas”, afirmou a professora.
A atividade realizada foi extremamente satisfatória uma vez que, a educação em saúde necessita ser trabalhada em diversas áreas bem como no âmbito escolar, onde ficou evidente o interesse das crianças referente ao assunto. A intervenção propôs aos alunos conhecimento sobre as plantas medicinais e o processo pelo qual devem ser administradas, plantadas e cultivadas. Considerando que a sustentabilidade deve estar inserida na vida da população em geral, conseguimos através das crianças atingir os pais, familiares, amigos visando a educação quanto ao uso correto das plantas, utilizadas cada vez mais pela comunidade, o cultivo e o manejo das mesmas. Percebe-se que sendo eles, o futuro da nossa geração, temos o dever de orientar sobre o nosso meio ambiente, sobre o quão importante é o nosso planeta para que tenhamos um mundo mais consciente, responsável e ecologicamente correto.
Autoras: Aline Vanessa Szymanski; Bruna Barbiero Ribeiro; Camila Barrios da Mota; Cristiane Santos; Gabriele Ferreira da Luz; Mariele Andreoli
Professora e Orientadora: Melissa Bonato