Uma família do bairro Zatt acolheu uma menina de menos de um ano de idade,filha de pais haitianos que moram em Bento Gonçalves e que se separaramrecentemente. A pequena Valesta Valcin está sob cuidados temporários de NilvaTerezinha Ferreira desde o dia 26 de junho. Para cuidar dela, entretanto, Nilva– que mora com o marido e outros quatro filhos – pede ajuda da comunidade. Asdoações mais solicitadas, inclusive em postagens no Facebook, são de fraldas tamanho G e leite em pó.
Nilva explica quejá cuidou da bebê por quatro meses, antes de ela conseguir vaga em uma crechemunicipal. Mais recentemente, com a separação do casal, a mãe pediu que elatomasse conta da pequena também durante a madrugada, já que trabalhava nesteturno em um frigorífico. Há algumas semanas, conforme Nilva, a mãe relatou quenão queria mais ficar com a criança; o pai, por sua vez, manifestou desejo depermanecer com ela, mas não está trabalhando e não teria, no momento, condiçõesde criá-la.
Segundo informaçõesdo Conselho Tutelar – que está acompanhando o caso –, o pai está recebendoauxílio e já foi até encaminhado à Defensoria Pública para resolver asquestões relacionadas à guarda da filha e ao Centro de Referência em AssistênciaSocial (Cras). Ainda de acordo com o órgão, o Judiciário deve decidir nospróximos dias a respeito da situação da menina, que, a princípio, deverá ficarcom o próprio pai, que consentiu com o acolhimento temporário.
Por enquanto, para quemquiser ajudar, o telefone da família de NIlva é (54) 3125.0454. Além de fraldase leite, doações de roupinhas e alimentos também são bem-vindas.