
O Corpo de Bombeiros alerta a comunidade gaúcha para que tomem cuidado com diversos projetos relacionados a crianças e adolescentes, veiculados na redes sociais, identificados como BOMBEIROS mas que não são iniciativas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. O comando da guarnição revela que não há nenhuma participação da unidade militar nestas atividades. Tais iniciativas são de inteira responsabilidade civil e penal de seus idealizadores.
Os Programas Institucionais do Corpo de Bombeiros, voltados à criança e ao adolescente, são identificados como Bombeiro Mirim, Bombeiro na Escola e Guarda-vidas Mirim, desenvolvidos exclusivamente por Militares Estaduais e por meio de documentação oficial da instituição. Preocupado com o seu papel social, principalmente no que se refere à promoção da educação preventiva, o Corpo de Bombeiros desenvolve seus projetos sociais - Projeto Bombeiro Mirim, Projeto Bombeiro na Escola e Projeto Guarda-Vidas Mirim - regulamentados e aprovados pela Portaria CBMRS n.o 121, de 6 de outubro de 2022.
O Corpo de Bombeiros orienta as famílias para que ao receberem material duvidoso, contate a unidade mais próxima da instituição, a fim de descobrir a idoneidade do proejto que está sendo apresentado.