
A ansiedade para o aumento do preço dos combustíveis em Bento Gonçalves já se tornou comum. Nesta quinta-feira, 29, o Procon da cidade precisou se manifestar para alertar sobre a ação indevida, pois os valores só podem aumentar a partir do dia 1º de janeiro. De acordo com o órgão, a elevação injustificada nos preços é prática abusiva, prevista no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com o Procon, os postos não podem repassar aumento no preço dos combustíveis antes do dia 31 de dezembro. Quem verificar aumento deve encaminhar foto legível do cupom fiscal ou nota para o whatsapp 3055-8547. Segundo informações, já havia alguns estabelecimentos da cidade aumentando o valor para R$ 5,15 a gasolina comum e R$ 6,34 o diesel.
Conforme o coordenador de políticas públicas Maciel Giovanella o "Procon já solicitou aos postos para encaminharem as notas de combustíveis referentes ao mês de dezembro. Estamos atentos e fiscalizando", destaca.
O preço volta a subir dia 1° de Janeiro*
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta terça-feira, 27, que pediu ao atual governo que não prorrogue a desoneração de impostos federais sobre os combustíveis. Com isso, a partir de 1º de janeiro, as alíquotas de PIS e Cofins sobre gasolina, gás de cozinha e diesel vão voltar a subir.
O atual Ministério da Economia chegou a propor uma medida provisória que prorrogasse a desoneração pelos próximos 30 dias, mas Haddad disse que, neste momento, prefere que não seja tomada qualquer decisão que impacte as contas públicas nos próximos anos.
*Informações do Jornal Nacional