
As eleições 2018 novamente mostram que Bento Gonçalves não consegue concentrar votos para eleger seus candidatos. Com votações muito abaixo do esperado pela maioria deles, a Capital do Vinho segue sem representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.
Nas eleições para presidente da República e para governador, os bento-gonçalvenses votaram como já era o imaginado nas conversas nas ruas. Jair Bolsonaro (PSL) foi o primeiro colocado com 71,33% dos votos, recebendo mais de 50 mil votos dos moradores da cidade. Fernando Haddad (PT) foi o segundo, com pouco mais de 10% dos votos, ganhando a preferência de 7.729 eleitores. O candidato Geraldo Alckmin (PSDB), que tinha o prefeito Guilherme Pasin como seu coordenador de campanha no Rio Grande do Sul, foi um fiasco também em Bento. Ficou apenas em quarto lugar, com 2.760 votos, quase empatado com João Amoêdo (NOVO), que fez 2.705 votos.
Para governador, os bento-gonçalvenses continuaram com a preferência por José Ivo Sartori (MDB), que fez 32.485 votos, 49.87%, contra 21.252 de Eduardo Leite (PSDB), que teve 32,62%. Para Senador, os mais votados foram Luís Carlos Heinze (PP) com 27.444 votos e Carmem Flores (PSL), com 24.444.
Agora o pior de tudo nas urnas locais foi a votação dos candidatos a deputado estadual e federal. Somando os 10 nomes que buscavam votos em Bento Gonçalves, a bancada do vinho somou apenas 57.056 votos dos mais de 89 mil computados nas urnas locais. Os candidatos mais votados em Bento Gonçalves foram Paulo Caleffi (PSD), com 18.777 votos a deputado federal e Eduardo Viríssimo (PP) com 12.326 votos para deputado estadual.
Entre os chamados forasteiros, o Tenente Coronel Zuco (PSL), campeão de votos para deputado estadual, faturou 1.763 votos em terras bento-gonçalvenses, seguido por seu parceiro Rui Irigaray (PSL), que fez 1.688 votos na cidade. O mesmo aconteceu para deputado federal. O candidato do PDT, o médium Marlon Santos, manteve o seu reduto eleitoral e fez 4.039 votos na Capital do Vinho. Marcelo Van Hatem (Novo) o candidato a deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul, foi o segundo forasteiro mais votado, com 1.688 pessoas direcionando seu voto a ele.
Confira para onde foram os votos dos bento-gonçalvenses
Presidente
Governador
Senador

Deputados Estaduais e Federais
