
Em um vídeo divulgado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas Gerais, um técnico demonstra que o vídeo que viralizou nas redes sociais neste domingo,dia 7, se trata de uma montagem. O vídeo postado pelas redes sociais do candidato a senador Flávio Bolsonaro, filho do candidato Jair Bolsonaro (PSL) denunciava um suposto problema em uma urna eleitoral. As imagens mostram uma pessoa apertando a tecla 1 e a urna teria auto completado o número, aparecendo a imagem do candidato à presidência pelo PT, Fernando Haddad.
Segundo o técnico, o vídeo é uma montagem. A Justiça Eleitoral de Minas Gerais também “esclarece que um vídeo que circula na internet no qual a urna, supostamente, “auto completa” o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo.”
Mais cedo, durante uma entrevista coletiva, a ministra Rosa Weber, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam vídeos que mostram supostos erros de urnas eletrônicas.