Começa precisamente às 18h48 desta quarta-feira (21) o verão no hemisfério sul, estação que só terminará no dia 20 de março de 2023. No Brasil, o período é caracterizado pelo aumento da temperatura em todas suas regiões, com dias mais longos do que as noites; e pelas mudanças rápidas das condições de tempo, favorecendo chuvas fortes, descargas elétricas e, dependendo da localidade, granizos e ventos com intensidade entre moderada e forte.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas tendem a ser mais frequentes em quase todo o país. A exceção é o extremo sul do Rio Grande do Sul, o nordeste de Roraima e o leste do Nordeste, “onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 milímetros (mm)”. Para Bento Gonçalves, a previsão deste início de verão é de noites mais frias e dias quentes.
De acordo com o site Climatempo, as temperaturas devem ficar entre 13ºC e 15ºC durante a noite na Capital do Vinho. Porém, durante o dia, o sol será escaldante, com os termômetros chegando facilmente aos 30ºC. Nesta quarta-feira, 21, as máximas devem chegar aos 27ºC entre às 14h e às 16h. Quando o verão chegar, às 18h48min, a temperatura já deve ser de 19ºC, chegando aos 17ºC no restante da noite.
Na quinta-feira, 22, sexta-feira, 23, e no sábado, 24, as temperaturas serão bem semelhantes. Não há previsão de chuvas para estes dias na Capital do Vinho. As mínimas ficarão em torno dos 13ºC e as máximas chegam aos 30ºC. No domingo de Natal, o sol será escaldante, com os termômetros batendo nos 32ºC ao longo do dia. Há uma pequena possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde.
Porém, a última semana de 2022, entre os dias 26 e 31 de dezembro, são de previsão de muita chuva em Bento Gonçalves. Serão chuvas esparsas, as chamadas chuvas de verão, variando entre 2 e 11 milímetros por dia.
Como será o tempo até o Natal em Bento Gonçalves