Domingo, 21 de Dezembro de 2025
19°C 31°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Ford põe fim à fabricação do lendário Focus

Símbolo do prazer ao dirigir na primeira década dos anos 2000, veículo foi perdendo espaço pelo preço alto e a chegada dos utilitários esportivos.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
15/12/2018 às 21h02
Ford põe fim à fabricação do lendário Focus
Marcelo Dargelio

A Ford anunciou o fim da produção do Focus na planta de General Pacheco, na Argentina, a partir de maio de 2019, o que também encerra sua oferta no mercado brasileiro. O motivo é a baixa demanda pelo modelo, hatch e sedã. Aliás, os médios como um todo, principalmente os hatches, têm registrado acentuada queda nas vendas, frente ao crescente interesse pelos utilitários-esportivos.

Até agosto desse ano, foram apenas 2.210 emplacamentos do Focus hatch, posicionado entre o Chevrolet Cruze, na triste liderança de um segmento esvaziado, com 3.731 unidades vendidas, e o Volkswagen Golf, que registrou 2.072 emplacamentos. Esses três modelos vêm alternando o pódio do segmento nos últimos cinco anos. Para se ter ideia, em 2014 o Focus liderava os hatches médios, tendo vendido ao longo do ano 21.859 unidades, seguido pelo Cruze, com 17.049, e o Golf, com 16.118 emplacamentos.

Em 2015 a queda foi acentuada, mas o Modelo da Ford ainda encabeçava o segmento, totalizando 12.910 unidades. Neste ano, o Golf alcançou a segunda posição, com 10.063 emplacamentos, seguido pelo Cruze, com 9.117 registros. Em 2016 as vendas do segmento caíram pela metade, e, com apenas 6.766 emplacamentos, o Focus obteve a liderança novamente. A segunda colocação ficou com o Golf (5.966 unidades) e a terceira com o Cruze (3.587 registros). Em 2017 e 2018, o Focus Fastback (o sedã) registrou mais unidades vendidas que o hatch, porém, num segmento que tem mais representantes de peso, trata-se de uma participação muito pequena.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

Sucessor ainda sem previsão

Quando chegou ao mercado brasileiro, no ano 2000, o Focus era símbolo de prazer ao dirigir. Ele foi escolhido para substituir o bem sucedido Escort. Além do bom acabamento e do design interessante, o modelo oferecia bom desempenho, não só na interação entre motor e câmbio, mas pela ótima suspensão e direção. A segunda geração oi lançada em 2008, seguida pela terceira, em 2013.

A Ford não se pronunciou sobre um possível sucessor para o Focus, nem a respeito de um reposicionamento do restante da linha no sentido de ocupar o espaço deixado pelo modelo. Na Europa, o Focus já está na quarta geração (o vendido no Brasil ainda é o da terceira), que é muito mais sofisticada. Somando a isto os custos de importação de uma região fora do Mercosul, a venda dessa geração no Brasil é muito improvável.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves, RS
21°
Tempo nublado
Mín. 19° Máx. 31°
21° Sensação
1.49 km/h Vento
66% Umidade
100% (2.03mm) Chance chuva
05h23 Nascer do sol
19h24 Pôr do sol
Segunda
29° 18°
Terça
30° 18°
Quarta
21° 19°
Quinta
26° 17°
Sexta
26° 17°
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,53 -0,28%
Euro
R$ 6,48 -0,32%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 515,990,75 +0,07%
Ibovespa
158,473,02 pts 0.35%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada