Dois rebentos da videira mais antiga do mundo, com cerca de 500 anos, vem da Eslovênia para serem plantados nesta quarta-feira, 26. Os ramos serão cultivados no Vinhedo do Mundo no Ecomuseu da Dal Pizzol Vinhos Finos e na Fundaparque – sede da edição da Wine South America, às 11h e às 17h, respectivamente.
Localizada no centro histórico de Lent, na cidade de Maribor, Eslovênia, a variedade Modra kavcina (autóctone) está sustentada na parede externa de uma casa do século XVI, por tutores de madeira em extensão de 30 metros, com um tronco de cerca de 80 cm de diâmetro. Atualmente a casa histórica e a vinha velha são Patrimônio da Humanidade – UNESCO.
Apesar da idade, a vinha velha produz cada ano cachos de uva com formato piramidal; bagas redondas de cor azulada, cobertos de pruína e pesando cerca de 100 gramas, de acordo com o andamento do clima e da fertilização. Anualmente é realizada uma colheita simbólica, que fica entre 35 e 55 kg de uvas. Após a vinificação, são envasadas entre 100 e 200 garrafas de vinho, contendo apenas 250 ml de vinho cada.
Atualmente, as coisas estão muito diferentes para essa extraordinária videira. A “Old Vine”, nome pelo qual ela é conhecida, virou uma atração turística local, digna de transformar em museu a casa onde ela se sustenta e de receber anualmente um animado festival durante o outono. Além disso, o vinho resultante de suas uvas é tratado com grande requinte. Depois de fermentado e amadurecido, o vinho é acondicionado em garrafas especiais (de 250 ml), desenhadas por um famoso artista local e assinadas pelo prefeito da cidade, para garantir sua autenticidade.
Por conta de sua história peculiar e raridade, as garrafas desse vinho, batizado em eslovaco com o nome Stara Trta (literalmente, Vinha Velha), são usualmente oferecidas para visitantes ilustres de Maribor ou enviadas para personalidades importantes como aconteceu com os Papas João Paulo II e Bento XVI, o Dalai Lama, o presidente russo Vladimir Putin, o Imperador japonês Akihito, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e a rainha da Inglaterra, Elizabeth II.