Crianças surdas e alunos diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista têm um novo espaço para realizar suas atividades didáticas e de desenvolvimento integral. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (25), no bairro Planalto, com instalações que comportam o dobro de crianças que são atendidas atualmente na instituição. O local vai comportar também a Associação Pró-Autista Conquistar (APAC).
A nova estrutura já está sendo utilizada pelos alunos. A escola, que conta com 18 crianças matriculadas, possui oito salas de aula de atividades de vida diária, sendo duas delas exclusivas para o atendimento às crianças surdas, banheiros, cozinha, refeitório, depósitos, biblioteca, área administrativa, além de espaços externos para a prática de atividades ao ar livre.
Anteriormente, a instituição de ensino especial, que foi criada em 2008, estava instalada em uma residência, a qual foi adaptada para receber os alunos visando o atendimento individualizado para crianças autistas e voltado a classe de surdos. O local, no entanto, não oferecia as melhores condições. Por isso, o novo espaço foi criado para ofertar maior comodidade e acessibilidade aos alunos que serão atendidos pela escola de ensino especial.
“Os alunos já estavam sendo atendidos, mas num espaço que não era adequado para uma escola. Era uma casa que era adaptada. E hoje temos um espaço que foi pensado, projetado, organizado e implementado para que eles possam ter adaptações necessárias para as suas demandas com um espaço claro, aberto e inovador”, pondera a secretaria municipal de educação, Adriane Zorzi.
Além da nova estrutura, Adriane também salienta a importância de contar com um quadro de profissionais qualificados para atender as demandas de cada aluno conforme a sua especialidade. “Para os alunos que são autistas temos profissionais que tem mais capacitação na questão da educação especial. Já na questão dos surdos temos um pouco mais de dificuldades, pois a formação em Libras não é muito comum, então nossa preocupação é de ofertar cursos e estamos fazendo contratos temporários de profissionais que tenham formação em libras”, explica.
Anteriormente à construção do novo espaço da Escola Caminhos do Aprender, o local, que era utilizado pela APAC, havia sido alvo de diversos furtos. Por conta disso, a secretaria de educação destacou que a segurança do local também foi priorizada com grades e alarme no local por conta do histórico de situações de furto no antigo ambiente.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, também enalteceu a nova estrutura, ponderando a importância do atendimento especializado para as crianças autistas e surdas do município, ofertando um espaço mais aconchegante aos alunos que serão acolhidos pela instituição.
"Temos uma estrutura própria para eles, conseguimos ter um local bonito, confortável, com segurança, os materiais são de ponta. Temos que dar essa atenção especial a essas crianças, pois precisam de uma atenção muito mais pontual, muito mais cuidadoso. Se temos uma estrutura muito mais bonita, muito melhor aqui, tenho certeza que eles vão aprender muito mais", destaca.
A diretora da instituição, Fabiane Gasparetto, notou significativa diferença no humor e na disposição das crianças durante a adaptação no novo ambiente. "Percebemos que as crianças estão mais felizes, pois o ambiente é mais claro, mais amplo, temos uma proposta pedagógica que tem um diferencial importante para o turno da tarde, pois temos fixado em cada sala na parede um protocolo de rotina e um mapeamento. Qualquer profissional que chegar não vai ficar na incerteza, pois tem todo o protocolo de como proceder e também tem as informações sobre as crianças que são muito importantes para o atendimento. Eles precisam se sentir seguros", comenta.
Recentemente, os cinco alunos surdos da Escola Caminhos do Aprender foram escolhidos para realizar a tradução em libras do jogo Piquenique, no site do Instituto Brasil Solidário. Portanto, através do trabalho das crianças, o jogo agora está acessível ao público surdo ou que tem deficiência auditiva.