Com mais de 10 anos no mundo do vinho, a sommelier Deisi da Costa recebeu um grande prêmio neste ano: o de “Personalidade do Vinho” da ABS-RS. Sendo a única mulher concorrente na categoria promovida pela Associação, Deisi garantiu mais votos e levou o título.
Natural de Sapiranga, Deisi construiu sua trajetória no setor com muito estudo e dedicação. “Iniciei no mundo do vinho em 2011 quando mudei de Sapiranga para Bento, largando o recém iniciado curso de Psicologia. Dali em diante entendi que muita coisa poderia acontecer, mas eu precisava sair do país para buscar informação, ter inglês fluente, e claro, aprender sobre vinhos na fonte, então fui morar na Irlanda e trabalhei como au-pair (babá) para pagar os cursos de vinhos na Inglaterra, depois voltei ao Brasil e segui no mundo do vinho,” relata a sommelier e influenciadora digital.
Deisi voltou a morar fora do Brasil por mais um tempo, mas sempre voltou para o país, pois gosta de aprender e trazer os conhecimentos para cá. “Depois morei na Nova Zelândia onde trabalhei como Sommeliere num Wine Bar de uma região vinícola, e por último passei uma safra na Hungria colhendo uva 'botrytizada'' e então voltei para o Brasil de novo, pois nunca quis morar fora, por isso essas idas e vindas, eu apenas saía para aprender e voltava para aplicar aqui. No Brasil trabalhei em hotel, vinícola, loja de vinhos, passando por diversos setores, colhendo experiências e sempre estudando muito, tanto que a cada ano realizo um novo curso,” completou Da Costa.
E toda essa trajetória trouxe muito reconhecimento a Deisi, que já acumula prêmios em sua estante, sendo o mais recente o “Personalidade do Vinho 2022” da ABS-RS, o qual foi a única mulher a concorrer na categoria e ganhou por voto popular. “A sensação que cada prêmio me traz é a certeza de que peguei o caminho certo: estudar muito e buscar aquilo que poucos buscam (aventuras reais). Em 2018 fui aluna destaque na turma 6 de Sommelier da ABS-RS, em 2019 fui eleita Melhor Sommelier do RS, 2020 segui com o título, em 2021 venci o 1º Concurso Melhor Sommelier do RS pela ABS-RS, e agora fui eleita como Personalidade do Vinho 2022. Confesso que passa um filme na minha cabeça, eu fico tão feliz, pois são os méritos de muito trabalho. No concurso eu “suei o blazer”, e nas eleições foi o povo quem decidiu, ou seja, uma confirmação maravilhosa do trabalho que venho fazendo. É uma grande honra é incentivar novas mulheres para que possam entrar neste mundo lindo e gigante do vinho,” destaca a sommelier.
E buscando sempre inovar, com mais de sete mil seguidores no Instagram, Deisi criou um projeto em parceria com outra influenciadora do mundo do vinho, Michele Zanella Cordeiro, chamado “Expedição Cultural Vou de Vinho” que rodou mais de 20 mil quilômetros pelo Brasil estudando, pesquisando e conhecendo mais de 100 vinícolas durante o ano de 2021 e que resultou em um livro com mais de 150 páginas. “O projeto foi patrocinado pelo fundo Pró-Cultura RS e Secretaria de Cultura do Estado e surgiu de duas mentes aventureiras. Eu sempre estive na estrada e quando Michele mencionou um dia a ideia de viajarmos o Brasil para criar um material, eu topei na hora. Durante a pandemia começamos a nos organizar e depois de garantirmos a verba, pegamos um carro o Ubervino (Onix 1.0) e giramos o país em quase 25mil km em nove meses. Loucas, aventureiras e agora escritoras,” conta Deisi.
O Livro “Expedição Cultural Vou de Vinho” já está disponível para compra e pode ser adquirido pelo Instagram @voudevinhooficial pelo valor de R$ 160. “Eu e Michele estamos radiantes com o lançamento do livro, pois é nosso ''filho'' de nove meses de estrada e muita poeira. É um livro encantador e que mostra um Brasil jamais visto antes,” relata Deisi.