A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, através do projeto do vereador José Gava (PDT), concedeu à empresa Frigorífico Gasperin - Produtos Aida uma portaria de louvor e agradecimento em homenagem e comemoração do seu centenário de fundação. Na ocasião, vereadores e o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira realizaram a outorga da portaria ao sócio-diretor da empresa, Mauro Francisco Gasperin.
Conforme Mauro, a homenagem não só é direcionada aos atuais administradores da empresa e seus funcionários como para todas as gerações da família Gasperin que estiveram à frente da Aida Alimentos, tornando-a uma das principais empresas do ramo na região. "Realmente é uma grande emoção mesmo. Chegar aos 100 anos precisa de muita persistência, e isso vem desde o meu avô. Me senti gratificado em nome dos meus antecedentes, meu avô e meu pai, e quero transmitir isso as minhas filhas e continuem com a missão que receberam de pai para filha", destaca.
A motivação da homenagem por parte do vereador José Gava (PDT), e que teve aprovação unânime na Câmara de Vereadores, foi por sua ligação com a empresa em sua infância, uma vez que se criou próximo da Aida Alimentos e, atualmente, tornou-se cliente da empresa. "É uma homenagem muito bonita. Completar 100 anos é uma alegria, é uma contribuição para o município muito volumosa e muito grande de impostos que pagaram todo esse tempo, de geração de empregos, quantas famílias que se criaram dentro dessa empresa, inclusive meu próprio avô, que teve somente um emprego e que só teve carteira assinada pelo Frigorífico Gasperin. Jamais imaginava quando criança que eu estaria homenageando essa empresa nos seus 100 anos", relata.
A história da Aida Alimentos:
A Aida surgiu em 1922, apenas 47 anos após o início da imigração italiana na Serra Gaúcha. O primeiro moedor de carne manual foi adquirido em 1924. Um motor à gasolina logo foi inserido, numa adaptação que ajudou a acelerar o processo. Ainda na década de 1920, a família comemorava a conquista das duas primeiras Medalhas de Ouro conquistadas pela qualidade aos emblemáticos Salame Italiano e a Copa AIDA. O reconhecimento veio da Grande Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, realizada em 1928 em Porto Alegre.
O negócio ia de vento em popa e era preciso garantir o futuro, apostando na continuidade do trabalho com a sucessão familiar. Foi aí que em 1937, o filho mais velho de Ernesto Gasperin, Mário Antônio Gasperin, com apenas 14 anos de idade, começou a participar de todo o processo, da fabricação à gestão, sendo a segunda geração a comandar a empresa familiar. Oito anos mais tarde, em 1945, novos passos foram dados na conquista de novos mercados. A linha de curados ganha fama e a banha continuava sendo essencial na vida das famílias.
Em 1950, a Aida deixou de ser uma pequena fábrica para se tornar uma indústria em franco desenvolvimento, com distribuição em todo o Rio Grande do Sul. Neste período, o abate de suínos e bovinos é ampliado, ganhando um novo e moderno matadouro. Com o advento da geladeira, fabricada no Brasil no início dos anos 50 o consumo de banha diminuiu significativamente. Assim, a Aida precisou acompanhar as mudanças, adaptando-se a nova realidade, ampliando seu portfólio para se manter competitiva no mercado. Chega 1960 e a terceira geração da família, representada por Fernando, Luiz Bernardo, Luciano e Mauro Francisco Gasperin, começou a atuar na área administrativa.
A década da modernização foi a de 1980. O grande passo se deu em 1985 com a construção de um laboratório próprio que revolucionou todo processo, garantindo suporte, qualidade e segurança aos produtos da marca. No ano seguinte, novos investimentos foram realizados com a importação de máquinas italianas, além de convênios com instituições de ensino, como a Universidade de Santa Maria, para a formação e capacitação do capital humano.
A quarta geração da família, com Janaína e Mariana Gasperin, filhas de Mauro Francisco, entraram em ação em 1990 e segue até hoje. De lá para cá, as irmãs participaram de um amplo trabalho de suavização da linha de produtos, que passaram a atender um paladar mais elaborado, com embalagens menores e mais sofisticadas, práticas e higiênicas. Cada vez mais comprometida com a entrega de produtos saudáveis, a Aida aproveitou o ano 2000 e a virada de Século para lançar uma linha exclusiva de produtos light, com baixo teor de sal e gordura. Adaptadas à cultura da empresa, Janaína e Mariana lideram um projeto de revitalização da marca com a criação de embalagens que se comunicam melhor com o consumidor, através de uma identidade visual mais clean. Mas as mudanças não se aplicam somente na estética, mas também nos produtos em si, especialmente com a atualização do portfólio com o lançamento de novidades.