A Funarte MG, localizada em Belo Horizonte, recebe neste fim de semana, entre os dias 4 e 6 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo), de 10h às 19h, aMostrô Especial Feira Preta, com entrada gratuita. O evento traz uma programação diversificada, com exposição, bate-papo sobre cultura negra, espetáculos artísticos, espaço zen, espaço dedicado à beleza afro-brasileira, shows, DJs e 120 expositores. A Funarte também promove oficinas e espetáculos artísticos nos três dias da Mostrô.
Com a proposta de valorizar a economia criativa de Minas Gerais ao dar visibilidade ao trabalho de artistas, produtores e trabalhadores da cultura no estado, a15ª edição da Feira Mostrônasce com a ideia de celebrar o Dia da Consciência Negra. Celebrada em 20 de novembro, a data homenageia Zumbi dos Palmares e ressalta a luta contra o racismo e o empoderamento da população negra.
A abertura daMostrô Especial Feira Preta, nesta sexta-feira (4/11), traz um desfile de Moda Afro e Happy Hour em homenagem aos 15 anos do evento de modaMinas Trend. Já no sábado (5/11), o evento conta com a apresentação do bloco de carnavalRocknejo; show do grupo de rap 100 KO; e um bate-papo com José Vitor, oMestre Mucambo: ativista, artesão e capoeirista. Já no domingo (6/11), o destaque é a apresentaçãoMaracatu Baque do Morro.
A programação conta com a participação da jornalista Bárbara Lourenço, mulher preta, atriz e integrante do coletivo afroFlor dos Palmares. A profissional promove um bate papo sobre “a importância da auto-imagem da mulher preta e como isso influencia na forma com que a sociedade a enxerga”, explica. A proposta é trazer uma reflexão sobre a retomada da autoestima da mulher preta, com objetivo de trabalhar o próprio poder dessas mulheres para que assumam suas raízes.
Outro destaque da programação é a MostraAtlanticidades e Diáspora África Brasil, dos artistas José Geraldo da Silva e Rodney Nicomedes. A mostra, que conta com 21 obras, busca traduzir o Atlântico como canal das diásporas, que trouxe milhares de africanos e suas culturas para o Brasil. Os trabalhos resgatam rupturas e renascimentos desde as ancestralidades desses povos e como suas culturas resistiram e permaneceram na formação identitária destas comunidades. O artista José Geraldo da Silva expõe sete telas na exposição, já Rodney Nicomedes, leva 21 trabalhos para a Mostrô Especial Feira Preta.
O evento ainda vai exibe a discotecagem promovida pela DJ Fê Lins, que traz um set recheado de brasilidade e mineiridade para a Mostrô. Fê, que é curadora musical da Mostrô, tem um trabalho de pesquisa que permite oferecer um cardápio de tendências e estilos passando por várias décadas da música brasileira.
Dentre os mais de 180 participantes desta edição está também a Editora Aletria, especializada em literatura infantil, que vai colorir a programação no sábado e domingo, das 11h às 12h, com a atividade de contação de histórias.
Serviço
15ª Mostrô - Especial Feira Preta
Dias 4 a 6 de novembro (sexta-feira a domingo) l Horário: 10h às 19h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Local:Funarte MG
Rua Januária, 68 - Centro - Belo Horizonte (MG)