Léia Filippi Zen, mãe da Ana Júlia, de cinco meses, foi a escolhida como Madrinha da Amamentação 2018. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira, 7 de agosto, durante o 5º Mamaço, realizado no Shopping Bento.
A atividade integra as comemorações da 26ª Semana Mundial do Aleitamento Materno. As ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde, através do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama e da Coordenadoria Municipal dos Direitos da Mulher e Centro REVIVI.
"Falar do aleitamento materno é muito simples. Podemos explanar sobre os benefícios que a criança tem ao receber o alimento mais recomendado para o seu crescimento, desenvolver sua imunidade, ganhar peso e qualidade de vida. Podemos ressaltar também os laços construídos entre a mãe e o filho. O mamaço vem para confirmar esses princípios e trazer isso como uma cultura, e cada vez mais se tenha o aleitamento materno como qualidade de vida, sem paradigmas e preconceitos", salienta o secretário Adjunto de Saúde, Marlon Pompermayer.
Nesta 4ª edição da Madrinha da Amamentação foram 32 inscritas. Foram analisadas a técnica correta da amamentação, o vínculo mãe/bebê retratado na foto e a estética da fotografia. Na ocasião todas as mães participantes receberam a fotografia com a qual concorreram. Na oportunidade, a primeira-dama Cynthia Pasin parabenizou a todas as mães e a equipe que organizou o evento e ressaltou: "quando se amamenta, se cria laços indescritíveis".
"Este é um momento muito especial porque reforçamos pelo quinto ano este programa tão bem desenvolvido. Deus deu a vocês, mães, o melhor, o mais rico e o mais completo alimento que o mundo pode dar a seus filhos. Enquanto vocês tiveram condições de amamentar, apostem nisto! O contato mãe/filho, do pai, dos irmãos, dos padrinhos mostra para a criança que ela não está sozinha, que ele tem proteção", afirmou o prefeito Guilherme Pasin.
As ações têm como objetivo conscientizar a população sobre os benefícios da amamentação com o intuito de aumentar a Prevalência de Aleitamento Materno Exclusivo. O Aleitamento Materno é preconizado pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde até os dois anos de idade ou mais e de forma exclusiva até os seis meses de idade como único alimento para a criança.