Saiba que o alecrim é uma das ervas que não podem faltar na sua lista. Versátil, ele tem efeitos calmantes, reduz a ansiedade e ajuda a proteger a casa, afastando as energias ruins.
O alecrim planta gosta de receber, ao menos, seis horas de sol por dia e se adapta melhor a regiões que tenham o clima mais seco, mas que recebam bastante vento.
Para que a espécie cresça de forma saudável, a especialista indica o cultivo na área externa de casa. Se você mora em apartamento, pode colocar o seu alecrim na varanda ou próximo a uma janela que receba muita ventilação e iluminação natural durante o dia. Seguindo esses cuidados, ele pode atingir entre 60 cm e 1,5 m de altura.
Como plantar alecrim em casa
Para quem está pensando em plantar um vaso, recomenda que seja feita a adubação duas vezes ao ano, já que o alecrim não é uma espécie muito exigente. Mesmo assim, a planta apresenta um crescimento rápido.
Pegue o vaso em que irá plantar o alecrim e adicione uma camada de argila expandida para garantir uma boa drenagem, e evitar o acúmulo de água. Esta camada deve ter aproximadamente um ou dois dedos de altura.
Cubra esta camada com uma manta de drenagem de maneira que não fique nenhum buraco.
Em seguida, adicione um pouco de substrato misturado com areia.
Depois, coloque as mudas de alecrim mantendo uma distância de 30 cm (caso vá plantar mais de uma), tendo o cuidado de manter o torrão intacto.
Complete com substrato até que as mudas fiquem bem firmes sem cobrir muito a parte superior do torrão.
Regue em abundância até que saia água pelos furos do vaso.
Alecrim: é uma erva que tonifica as pessoas e os ambientes. É considerado também um poderoso estimulante natural, favorecendo as atividades mentais, estudos e trabalho.
Mín. 13° Máx. 19°