Depois da publicação de uma denúncia de suposto descarte de material nos fundos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em uma área de fácil acesso, a prefeitura promete que irá investigar internamente o ocorrido. O caso foi divulgado, inicialmente, pela vereadora Neilene Lunelli (PT), na sessão ordinária da Câmara, nesta segunda-feira, dia 4.
O Notícias de Bento teve acesso ao vídeo que mostra vários sacos contendo o material. O conteúdo foi publicado aqui no portal. Nesta terça-feira, dia 5, a administração municipal enviou uma nota à redação. Confira o texto na íntegra:
Nota de Esclarecimento
“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visando esclarecer os fatos divulgados na Câmara de Vereadores na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 4 de julho, em que fotos e vídeo mostraram descarte incorreto de lixo no pátio do prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ressalta que:
1. A informação foi recebida com surpresa, uma vez que este não é o procedimento usual realizado com os resíduos químicos de medicações produzidos não somente pela UPA, mas por toda rede de saúde do Município;
2. Causa estranheza tal fato ter sido registrado sem que as coordenações dos setores adjacentes tenham sido comunicadas;
3. A Secretaria de Saúde irá instaurar uma Sindicância para apurar responsabilidades;
4. Informamos que todo o material químico produzido nas Unidades de Saúde é acondicionado em recipientes apropriados, em local adequado e recolhido periodicamente pela Fundação Proamb, sob controle da Vigilância Ambiental.
A Administração Municipal sempre manteve seus canais de comunicação abertos em todas as suas repartições a fim de que que a população possa auxiliar com críticas, opiniões, sugestões e informações para melhoria continuada dos serviços.”