O município de Bento Gonçalves conta atualmente com um serviço odontológico eficiente em sua atenção básica nas ESFs (Estratégia de Saúde da Família). Agora, contando com o Centro de Especialidades Odontológicas, as necessidades da comunidade, principalmente se tratando de serviços especializados e de média complexidade dentro do setor da odontologia, serão cada vez mais supridas, com o objetivo de chegar à porcentagem ideal estipulada pelo SISPACTO, indicador estadual de saúde do Governo Federal.
Segundo a coordenadora do setor de odontologia do município, Giovana De Bacco, Bento Gonçalves cobre 42% da população, sendo que a média estadual é de 46%. O setor conta atualmente com 24 cirurgiões-dentistas e 19 auxiliares em saúde bucal, totalizando 43 profissionais. “Conseguimos ter o atendimento na atenção básica e nos serviços especializados. A porta de entrada para o Centro de Especialidades sempre é a atenção básica, e o objetivo principal de todas essas mudanças ocorridas no serviço é de poder atender o paciente e resolver de forma mais abrangente as suas necessidades”, afirma Giovana.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
O Centro de Especialidades Odontológicas, que abriu nesta terça-feira, dia 3, já contou com 80 atendimentos nos dois primeiros dias. Um dos pacientes que utilizou o centro e que não quis se identificar afirmou que o processo de agendamento foi realizado sem nenhuma dificuldade em seu posto de saúde, no caso, localizado no bairro Municipal. "O atendimento foi muito bom e a demora para agendar, assim como a espera foram dentro do natural", explicou a paciente.
O atendimento odontológico é realizado em nove Estratégias de Saúde da Família e em 10 Unidades Básicas de Saúde, além do Centro de Referência Materno Infantil. “Temos atendimento 40h nas equipes de saúde bocal das ESFs, nas demais unidades, todas elas tem atendimento diário, com exceção de Maria Goretti, que é segundas e quartas pela manhã; interior (Tuiuty, São Valentim e Faria Lemos), tem dois turnos por semana, e o Centro de Referência Materno Infantil atendendo crianças de 0 a 2 anos, uma vez por semana”, explica a coordenadora.