As últimas 24 horas foram de rebuliço nas redes sociais em Bento Gonçalves, após uma foto da coordenadora de gabinete do vereador Neri Mazzochin (PP), S.V. sem roupas ser postada na conta do Facebook do parlamentar. A descoberta ocorreu durante a votação do Plano Diretor na sessão ordinária desta segunda-feira, 18. A Mesa Diretora da Câmara aguarda o parlamentar para entender o que ocorreu.
A fotografia nua da coordenadora de gabinete de Mazzochin foi postada por volta das 12h da segunda-feira, 18, portanto antes da sessão ordinária, nos stories (imagens que ficam na página por 24 Horas) do Facebook do vereador. A imagem mostrava a assessora nua, olhando seu celular em um quarto e a perna de um homem deitado na cama. A foto permaneceu na rede social por mais de cinco horas, sendo apagada somente após a exclusão da conta de Mazzochin da rede social.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), o vereador Neri Mazzochin não apareceu na Casa do Povo nesta terça-feira, 19. Scussel afirma que não há até o momento nenhuma denúncia por quebra de decoro. Se houver, será encaminhada à Comissão de Ética para análise. Este é o procedimento. "Uma situação recente requer antes de mais nada o entendimento do fato. O vereador não foi localizado no dia de hoje para que se possa entender o que de fato está acontecendo", declarou o presidente.
O mesmo entendimento tem o presidente da Comissão de Ética do Legislativo, o vereador Rafael Pasqualotto (PP). Segundo ele, o presidente não pode denunciar um parlamentar por integrar a comissão. A denúncia de quebra de decoro tem que partir de um dos parlamentares e então é analisada pelos integrantes da comissão. O relator da Comissão de Ética é o vereador Jocelito Tonietto (PDT), que será o responsável em analisar se houve ou não quebra de decoro neste caso, claro, caso alguém resolva denunciar Neri Mazzochin pelo fato. "Se um dos vereadores não fizer a denúncia por quebra de decoro, não há o que possamos fazer", afirmou Pasqualotto.
Vereador registrou ocorrência na delegacia e assessora procurou advogada
Ainda na segunda-feira, 18, o vereador Neri Mazzochin registrou ocorrência policial na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Foi feito o registro como Fato em Tese Atípico. O acesso a ocorrência foi fechado à imprensa e, por este motivo, a reportagem não teve detalhes da alegação. A coordenadora de gabinete de Mazzochin também não apareceu no Legislativo para trabalhar. Segundo informações apuradas pela reportagem, ela procurou uma advogada para decidir o que vai fazer sobre o constrangimento público a que foi exposta.
Denúncia por quebra de decoro pode não acontecer
Por enquanto, é pouco provável que algum vereador denuncie Neri Mazzochin por quebra de decoro. Durante todo o dia, os parlamentares evitavam falar oficialmente sobre o assunto. Caso seja denunciado, o parlamentar do PP terá que acompanhar a investigação do caso por parte da Comissão de Ética do Legislativo.
A atitude do vereador, por ser o dono da conta do Facebook onde a foto foi postada, pode ser enquadrada no artigo 4º do capítulo II do código, que determina como deveres fundamentais do vereador “tratar com respeito e independência (…) os servidores da Casa” e “manter o decoro parlamentar e preservar a imagem” do Legislativo.