O Núcleo de Vigilância de Produtos e Alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS/CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, publicou nesta semana a normativa solicitando a interdição cautelar de todos os produtos da marca AIDA, registrada no CISPOA, com data de fabricação entre 30 de maio e 06 de junho de 2018. Em virtude disso, a Secretaria de Vigilância Sanitária de Bento Gonçalves iniciou nesta quinta-feira, 14, o contato com os estabelecimentos, e vistorias para verificação da presença dos produtos relacionados.
Cabe ressaltar, que tanto a regulamentação, quanto a fiscalização da produção e manipulação de alimentos de origem animal é de competência dos órgãos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No caso da Aida em específico, a empresa possui certificação estadual (CISPOA), logo, a fiscalização cabe à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI).
De acordo com a Vigilância Sanitária, caso sejam localizados produtos AIDA com data de fabricação a partir de 30 de maio de 2018, os comerciantes devem retirá-los de circulação e informar o órgão, no telefone 3055-7277, ou o DIPOA, no telefone 3055-7170, para que sejam efetuados os devidos trâmites. Os demais produtos, até então, não sofreram sanções.