A participação do Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves, enriquecerá culturalmente a Vila das Etnias instalada no Festiqueijo, em Carlos Barbosa. Já a partir deste final de semana, a entidade estará contribuindo para ampliar a divulgação da trajetória do povo negro na região, com materiais sobre o tema, que ficarão expostos no espaço por onde os visitantes do evento podem circular.
A área já abriga a representação de uma série de etnias que atuaram no processo de desenvolvimento do município, como a italiana, a alemã e a polonesa, mas, durante uma visita ao local, os integrantes do Movimento entenderam que a importância da cultura negra não estava recebendo o devido destaque e sugeriram mudanças à organização. Depois de uma conversa, o grupo, então, foi convidado a auxiliar neste trabalho e se colocou à disposição para ajudar na "remodelação" do espaço.
Na avaliação de Marcus Flavio Dutra Ribeiro – coordenador do Movimento Negro raízes, ao lado da esposa Solana Corrêa – essa é mais uma oportunidade para "retirar do invisível a questão cultural negra". "Embora possa ser uma minoria quantitativamente no que se refere à história do município, isso não importa. Entendemos que tem que estar representada a cultura, sim. A questão negra precisa ser tão valorizada quanto as outras", ressalta.
Recentemente, em maio deste ano, o Movimento Negro Raízes foi homenageado justamente pela Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa, com Moção de Louvor por sua atuação Cultural junto ao CTG Trilha Serrana do município. A parceria iniciada em 2018 rendeu ao Movimento a coautoria da obra literária "A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo", organizada por Liliana Cardoso, a primeira mulher negra patrona dos Festejos Farroupilha de 2021.