
O secretário municipal de Administração, Ivan Luiz Toniazzi, assinou nesta semana uma Ordem de Serviço que suspende todas as horas extras, diárias, cursos e novas contratações de servidores da prefeitura. Segundo anota, a medida foi tomada pelo Poder Público “considerando a necessidade de otimização dos recursos públicos”, e pode gerar uma economia de até R$ 300 mil até o final deste ano.
A restrição não abrange, contudo, motoristas que transportam pacientes da Secretaria Municipal de Saúde, motoristas que transportam alunos da Secretaria Municipal de Educação, atendentes de creche e auxiliares de educação infantil. Os funcionários terceirizados também ficam de fora da proibição, mas devem continuar tendo horas adicionais bastante limitadas.
Na semana passada, o Notícias de Bento acompanhou a tentativa de negociação entre o governo e os garis contratados pela empresa CCS que fazem a limpeza de ruas e praças, que não aceitaram – em sua maioria –trocar o trabalho no fim de semana pela compensação em dias da semana, ao invés de receber o pagamento em dinheiro pelas horas extras. “Os terceirizados podem continuar a fazer horas extras, desde que com a devida autorização e dependendo do setor onde estão atuando, das necessidades da Administração”, explica Toniazzi.