Sábado, 25 de Junho de 2022
16°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Esporte Bolão

Bento-gonçalvense disputa o Mundial de Clubes de Bolão, na Holanda

Guilherme Brandelli refez os passos do pai e treinou na Alemanha, no berço da modalidade, em preparação para a competição representando A Sociedade Canto União, de Estância Velha.

22/06/2022 às 23h14
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O atleta bento-gonçalvense Guilherme Brandelli vai disputar pela primeira vez o Mundial de Clubes de Bolão, representando a Sociedade Canto União, de Estância Velha, atual campeã brasileira da modalidade em 2019. A competição ocorre entre os dias 22 e 26 de junho, na cidade de Eygelshoven, na Holanda, e reúne clubes de seis países.

Além do Brasil, estarão na disputa pelo título clubes da Alemanha, Holanda, França, Bélgica e Luxemburgo. Campeão Mundial em 2008, quando sediou a competição, a equipe busca um lugar no pódio do campeonato em 2022. 

Brandelli já atuou fora do país em competições de Bolão. O atleta de Bento representou a Seleção Brasileira de Juniores em dois Mundiais: em Campo Bom, em 2010, quando se sagrou campeão, e em Luxemburgo, em 2012, quando ficou com a 3ª colocação. Agora, o atleta disputa pela primeira vez o Mundial de Clubes, representando a equipe de Estância Velha, três vezes campeã nacional de Bolão. 

Equipe da Sociedade Canto União vai em busca do 3º lugar no Mundial / Foto: Divulgação

Em sua preparação para o Mundial, Guilherme Brandelli treinou onde seu pai, Olivar Brandelli, realizou sua preparação quando fazia parte da Seleção Brasileira de Bolão, em 1979, que participou do Mundial na cidade de Hagen, na Alemanha. “Nesse ano consegui seguir exatamente os passos que ele fez em 1979, que foi treinar em Trier, na Alemanha, berço do bolão. Estar jogando aqui ao lado dos melhores atletas e fazendo o que meu pai também fez é motivo de muito orgulho para mim”, pondera o atleta, que complementa:

“Meu pai era muito conhecido no mundo do bolão, não só em Bento, como no Estado e no país por ter feito parte daquela seleção, que foi uma das primeiras a competir na Europa”, destaca. 

Guilherme e seu pai, Olivar, iniciar a prática do bolão no Clube Botafogo / Foto: Arquivo pessoal

Diante de grandes equipes do bolão, o objetivo dos brasileiros é alcançar o terceiro lugar no Mundial. “Será desafiador. A Alemanha é a favorita em qualquer lugar do mundo, são os melhores jogadores. No país, o bolão é profissional, ou seja, alguns atletas recebem por mês para atuar na modalidade. O time da casa, a Holanda, também é favorito, e a terceira colocação é justamente o nosso objetivo, porque disputamos essa posição com Luxemburgo, Bélgica e França”, relata Brandelli. 

O que é o Bolão:

Bolão é uma modalidade esportiva, espécie primitiva do boliche, de origem germânica. É composto de uma pista de maneira, bolas de arremesso feitas de madeira ou resina, e nove pinos de plástico ou madeira. O objetivo do jogador é arremessar as bolas na pista de madeira e acertar o maior número possível de pinos, possuindo variações de estilo de jogadas. Este é um dos mais antigos tipos de jogos da história da humanidade. Existe há cerca de 3.500 anos, comprovado em escavações em sítios arqueológicos egípcios que detectaram sinais de um jogo de bolão ancestral. 

No Brasil, assim como o jogo de bocha está mais ativo e presente dentro das comunidades de italianos e descendentes, o bolão da mesma forma está mais concentrado entre seus pares alemães, por isso tal modalidade é praticamente encontrada mais fortemente organizada na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e um pouco na região Sudeste (mais em São Paulo e Rio de Janeiro).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 21h57 - Fonte: ClimaTempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Dom 18°C 7°C
Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 18°C 7°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete