Amigos e familiares se despediram de Eduardo Lazzarini, de 31 anos, na tarde deste sábado, 18 de junho. Ele morreu nesta sexta-feira, 17, após sofrer complicações em uma cirurgia de transplante.
Natural de Cotiporã, mas morador de Bento Gonçalves, Eduardo Lazzarini ficou conhecido na cidade por sua luta para combater a fibrose cística, um transtorno hereditário que danifica os pulmões e o sistema digestivo. A fibrose cística afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens no organismo.
Lazzarini esperou 30 anos por um transplante e ficou mais de um ano como número um na fila no Rio Grande do Sul. No mês de abril, o tão esperado transplante ocorreu. Porém, após o procedimento cirúrgico, Eduardo Lazzarini teve complicações e foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde permaneceu até a sexta-feira, 17 de junho, quando do veio a falecer. Ele foi sepultado no cemitério da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Cotiporã.