Segunda, 16 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Geral Homenagem

Movimento Negro Raízes é homenageado pela Câmara de Carlos Barbosa

Entidade receberá Moção de Louvor referente aos 134 anos da Abolição da Escravatura e ao trabalho desenvolvido no município.

13/05/2022 às 18h49
Por: Redação
Compartilhe:
Casal Marcos Ribeiro e Solana Correa são disseminadores dos assuntos ligados à consciência negra na região
Casal Marcos Ribeiro e Solana Correa são disseminadores dos assuntos ligados à consciência negra na região

O Movimento Negro Raízes será homenageado na Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa na próxima sessão ordinária da segunda-feira, 16 de maio. A entidade receberá uma Moção de Louvor referente aos 134 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. 

A Moção de Louvor será entregue ao Movimento Negro Raízes e também ao CTG Trilha Serrana, em sessão ordinária a se realizar a partir das 18h30min desta segunda-feira (16 de maio), no plenário Evaldo Loose da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa. A referida Moção foi votada e aprovada por unanimidade pelos parlamentes, em sessão ordinária realizada no dia 7 de março de 2022.

O trabalho conjunto realizado pelo Movimento Negro Raízes e o CTG Trilha Serrana desde 2018, resultou em 2021 na coautoria do movimento na obra literária "A Matriz da Cultura Negra no Gauchismo", com organização de Liliana Cardoso.

13 de maio de 2022 - Abolição da Escravatura

Data em que decorrem 134 anos da Abolição da Escravatura no Brasil. Nesta data em 1888 foi assinada a Lei Áurea, que aboliu a escravidão. Com a assinatura dessa lei, aproximadamente 700 mil escravos foram libertos de sua condição. A abolição da escravatura foi um processo lento e gradual conduzido pelas elites do Brasil de uma maneira conservadora. 

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão. Uma vez abolida a escravidão no país, o negro liberto não recebeu nenhum tipo de auxílio do governo para que pudesse sobreviver e, com a falta de oportunidades, fruto do racismo estrutural, quadro este de desigualdade que se perpetuou em nosso país e gera reflexos até os dias atuais.

Pretos Velhos

No dia 13 de maio também é comemorado o Dia dos Pretos-Velhos na Umbanda. São os espíritos velhos e negros de antepassados. Velhos escravos que voltam a terra para ajudar as pessoas, seus fiéis, geralmente são curvados, carregam um cajado ou bengala e falam um português antigo, dá época da libertação dos escravos.

Eles chegaram ao Brasil em navios negreiros que vinham da África. Na Umbanda, o preto-velho ou preta-velha, são espíritos muito evoluídos, com muita humildade e sabedoria, sendo estes umas das grandes referências da religião.

O sexto sentido e a sabedoria dessas entidades se relacionam com suas experiências de vida. O Preto-velho representa a resignação, humildade, superação, amor, simplicidade e caridade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 12h52 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 13°

Ter 10°C 4°C
Qua 11°C 4°C
Qui 12°C 6°C
Sex 15°C 6°C
Sáb 14°C 7°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Enquete