Quinta, 19 de Maio de 2022
12°

Muitas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Esporte Fossa Olímpica

Bento-gonçalvense disputa a Copa do Mundo Júnior de Tiro Esportivo, na Alemanha

Igor de Dea Mera, de 18 anos, disputa a competição mundial de tiro esportivo na modalidade da Fossa Olímpica.

12/05/2022 às 16h14
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

O jovem atleta bento-gonçalvense Igor de Dea Mera, de 18 anos, uma das promessas do tiro esportivo brasileiro, está representando a Seleção Brasileira na 1ª edição da ISSF World Cup Júnior Rifle/Pistol/Shotgun – Copa do Mundo de Tiro Esportivo. A competição ocorre entre os dias 9 e 19 de maio, na cidade de Suhl, na Alemanha. 

A competição reúne mais de 500 atletas de 48 países de diversas partes do mundo. Igor é o único gaúcho que está representando o Brasil competição, competindo na modalidade da Fossa Olímpica (tiro ao prato), ao lado dos brasileiros Haddy Daruich Gomes, Hanna Daruich e Hussein Daruich. 

Nesta quarta (11) e quinta-feira (12), Igor participou da fase classificatória na prova individual de tiro ao prato. Com 111 acertos no total de 125, o atleta acabou ficando de fora da final. Apesar disso, Igor tem mais uma chance de alcançar o pódio na prova por equipes, que inicia nesta sexta-feira (13). 

No ano passado, Igor competiu no Mundial Júnior pela primeira vez, em Lima, no Peru. Além disso, o bento-gonçalvense já participou de um evento de tiro esportivo nos Estados Unidos. Em solo europeu, é a primeira vez que o jovem atleta compete representando a Seleção Brasileira. Além de Igor, também disputam a competição Brenda Pereira, na Carabina de Ar 10m Feminino e Caio de Almeida, na Pistola de Ar 10m, além dos quatro atletas de Fossa Olímpica. 

“Contamos com uma equipe jovem, entre 14 e 20 anos, formada por atletas promissores e que representam o futuro do Tiro Esportivo brasileiro. Estamos bastante confiantes no potencial de cada um para que consigam bons resultados”, explica James Walter, chefe de equipe e diretor técnico de carabina e pistola da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). 

O que é a fossa olímpica (tiro ao prato):

O esporte consiste em disparar, por meio de uma espingarda, sobre um número específico de pratos em forma de discos de 11 cm de diâmetro, feitos com base em betume e calcário. A pedana de fossa olímpica se divide em cinco posições. Em cada uma delas se encontram três máquinas lançadoras de pratos a 15m de distância enterradas em uma fossa.

As máquinas lançam os pratos variando em ângulo, de 45º para esquerda até 45º para direita, e em altura, consequentemente também variando em velocidade, apesar de o prato ser lançado inicialmente a 100 km/h. O atirador pode dar dois disparos por prato, sendo indiferente se quebrar no primeiro ou no segundo disparo. Normalmente, o primeiro disparo ocorre em 7 décimos de segundo e, o segundo, entre 9 e 10 décimos, o que exige um alto nível de reflexo.

Em Olimpíadas ou em campeonatos nacionais, em cada prova são lançados 125 pratos, em séries de 25 pratos. A pontuação final é a soma do número de pratos quebrados da final com os pontos da fase classificatória. O prato é classificado como bom quando se quebra um pedaço visível para o juiz. Caso o prato não se quebre é considerado prato perdido ou “zero”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 15h47 - Fonte: ClimaTempo
12°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 12°

Sex 16°C 3°C
Sáb 18°C 1°C
Dom 18°C 3°C
Seg 20°C 7°C
Ter 22°C 9°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete