A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves viveu um momento inédito na segunda-feira, 9 de abril. A sessão ordinária das 15h foi encerrada por falta de quórum. O motivo: 13 vereadores foram até Porto Alegre para acompanhar a assinatura do contrato de construção do novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves.
O fato chamou a atenção na comunidade bento-gonçalvense, que não entendeu porque tantos vereadores foram participar da solenidade, sendo que o Legislativo já seria representado pelo seu presidente, o vereador Moisés Scussel Neto (PSDB). A motivação seria o momento histórico do ato, do qual quase todos os parlamentares queriam fazer parte, abandonando a sessão ordinária da segunda-feira para viajarem até a capital.
Na sessão extraordinária desta quinta-feira, 12, às 15h, cinco projetos de lei estão na pauta de votação. Dentre eles, quatro foram enviados pelo Poder Executivo e um é de autoria parlamentar.
A primeira matéria que deve ser apreciada é o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 242/2017, protocolado pelo Executivo municipal. A proposição visa alterar o caput do artigo 5º da Lei Municipal nº 5.952/2015, que "dispõe sobre a criação, venda e doação de cães e gatos no município".
Em seguida, devem ser votados o PLO nº 40/2018, o PLO nº 41/2018 e o PLO nº 43/2018, todos de autoria do Poder Executivo. As três matérias tratam da autorização de contratação administrativa, temporária e emergencial de servidores.
Por fim, deve ser apreciado o PLO nº 28/2018, de autoria do vereador Gustavo Sperotto (DEM). A matéria objetiva instituir "a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental do município de Bento Gonçalves a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros".
A Sessão Extraordinária, aberta à participação da comunidade, é transmitida ao vivo pela TV Câmara Bento, no Canal 16 da NET, pelo site da Câmara, pelo Youtube e pelo Facebook.