O cibercrime adora datas marcantes para atrair vítimas para armadilhas que podem causar prejuízos graves com roubo de dados privativos ou até mesmo causando perdas financeiras. A bola da vez é o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, que está sendo usado para atrair vítimas para uma falsa promoção da marca O Boticário que dá kits grátis de maquiagem.
Para se disseminar, o ataque, descoberto pela empresa de segurança Kaspersky, tem dois canais importantes. Uma delas é o WhatsApp, onde as vítimas são orientadas a compartilhar uma mensagem com o link da página da falsa promoção para o maior número possível de contatos. Para ampliar o público-alvo do ataque, a mensagem também destaca que homens também podem participar da “promoção” para dar como presente a alguma mulher em sua vida.
Esse tipo de ataque tem, em geral, dois tipos de objetivos diferentes. O primeiro deles é simplesmente atrair a vítima para um site cheio de publicidade, por meio do qual o cibercriminoso pode rentabilizar o golpe. O segundo envolve orientar o usuário a instalar um aplicativo no celular, geralmente com fins maliciosos, e que pode roubar senhas e informações sensíveis que podem causar prejuízos reais.