Sábado, 25 de Junho de 2022
16°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Assistência Social Esperança

Com 11 anos de atuação, Comunidade Rural Terapêutica já tratou 840 pessoas

Localizado no Passo Velho, no distrito de Tuiuty, o espaço é referência na recuperação de dependentes do alcoolismo e da drogadição, sendo o único no país custeado por uma prefeitura

31/03/2022 às 10h14
Por: Redação
Compartilhe:
(Fotos: Rodrigo De Marco/Divulgação prefeitura)
(Fotos: Rodrigo De Marco/Divulgação prefeitura)

A Comunidade Rural Terapêutica de Bento Gonçalves está completando nesta semana 11 anos de atividade. Instalada no Passo Velho, no distrito de Tuiuty, o local é referência na região no tratamento de alcoolismo e drogadição, sendo o único no Brasil com atendimento totalmente custeado pela municipalidade.

O espaço, que tem capacidade para atender até 32 pessoas, atualmente abriga 24, sendo que o tratamento tem uma duração média de seis meses. Ao longo de mais de uma década de existência, mais de 840 pessoas já foram beneficiadas com os atendimentos oferecidos a quem busca recuperação. Hoje, pelo menos 12 monitores trabalham no local. “Nós trabalhamos sempre pelo cuidado e pela melhora rápida das pessoas que chegam até a comunidade para iniciar um tratamento. São onze anos de uma história linda em um local que tem sido a salvação de muita gente, sendo um orgulho para o nosso município”, destaca a coordenador de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Maurice Bowary.

Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha os pacientes para a Comunidade. A partir da acolhida, eles têm auxílio psicológico, psiquiátrico, clínico, de enfermagem, medicações, além de participar de grupos de autoestima. A sede conta ainda com biblioteca, horta e horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores.

Nesta semana, a Comunidade Rural Terapêutica passou a contar também com o atendimento odontológico, sendo mais um importante suporte no aspecto da saúde. Todos os equipamentos que compõem a sala foram doados. “Os atendimentos serão programados e ocorrerão a cada 15 dias. Isso é muito importante, porque uma das diretrizes das políticas da saúde bucal do Brasil é a acessibilidade, e nós estamos facilitando esse acesso, trazendo a saúde bucal para dentro da comunidade terapêutica, onde a vulnerabilidade é grande. Sozinha, talvez a pessoa não tivesse a iniciativa do cuidado, e nós estamos trazendo para dentro da comunidade a possibilidade de atenção à saúde bucal”, afirma a Coordenadora de Saúde Bucal, Giovana de Bacco.

O coordenador do espaço, Leonir Vivan, atua no local desde a sua fundação, e se emociona ao comentar sobre a instalação do consultório. “Esse era um sonho antigo, porque todo dependente chega debilitado, e agora ter um consultório aqui, com os atendimentos e procedimentos é maravilhoso. Estou muito feliz por mais esse momento e conquista. É muito especial para nós”, comemora. “Para nós isso é bem importante, porque vem a se somar a todo o conjunto de coisas que temos aqui na comunidade. Isso faz com que o residente fique mais tranquilo para concluir seu tratamento na comunidade, facilitando a estada dele aqui”, completa o monitor Cristiano Matias.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 21h57 - Fonte: ClimaTempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 19°

Dom 18°C 7°C
Seg 19°C 9°C
Ter 22°C 10°C
Qua 18°C 7°C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete