Segunda, 15 de Agosto de 2022
19°

Pancada de chuva

Bento Gonçalves - RS

Cultura Literatura

Pandemia mostrou como os livros ainda têm força junto à comunidade

Biblioteca Pública Castro Alves, em Bento Gonçalves, registrou em 2021, mesmo com as limitações impostas pela doença, um aumento expressivo no número de novos cadastros para empréstimos de livros e participação nas atividades oferecidas.

03/03/2022 às 11h12 Atualizada em 07/03/2022 às 09h25
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os últimos anos foram atípicos, carregados de dificuldades para todos e uma das maneiras que algumas pessoas encontraram para ter um momento de paz foi se refugiar dentro de uma boa leitura. A Biblioteca Pública de Bento Gonçalves sofreu com as restrições, mas buscou outras alternativas para levar os livros até quem desejava, fazendo com que, em 2021, aumentasse o interesse do público na instituição. 

De acordo com a diretora da Biblioteca, Paula Porto Gauterio, houve uma grande queda de cadastros para empréstimos de 2019 para 2020, de 617 para 204 anualmente, porém com as novas flexibilizações, o movimento foi voltando ao normal e com mais pessoas interessadas. “Como todos os setores, a biblioteca também sentiu o impacto no seu número de empréstimos nos picos da pandemia, mas de forma gradativa, da metade de 2021 até o momento, podemos perceber a retomada dos usuários, renovações de cadastro e inclusive um expressivo número de novos cadastros na nossa biblioteca, leitores com o interesse não só nos livros, mas de participar dos projetos e atividades que vem sendo planejados pela equipe da biblioteca.”

Durante o período de isolamento, a diretora e funcionários se esforçaram ao máximo para não deixar a Biblioteca parada, então criaram novas atividades e até um serviço de levar o livro na própria casa do leitor chamado TeleTeca. “O projeto, que teve seu início na Semana do Livro de 2021, visava realizar empréstimos com o acervo da biblioteca e levar até a casa do usuário, para que o mesmo não precisasse se locomover até a biblioteca, após o período o livro era recolhido também, todo o processo durou cinco meses e contou com a contratação de um motoboy”, relembra Paula. 

Outras ideias foram realizar a Semana do Livro e Feira do Livro de forma digital e híbrida simultaneamente, respeitando as normas de distanciamento e a quarentena, tornando as programações destes eventos acessíveis para todos. Além dos Concursos de Poesia e Literatura, que também ocorreram de forma virtual, e contaram com a publicação de e-books com os textos dos vencedores e menções honrosas. 

Atualmente a Biblioteca recebe a visita de aproximadamente 150 pessoas mensalmente e no mês de fevereiro tiveram em torno de 500 livros emprestados. “O espaço está aberto para todos os interessados a nos visitar, seja para leitura, retirada, devolução de livros ou somente para conhecer o ambiente. No momento o acervo já pode ser manuseado (ainda com um período de quarentena para os livros devolvidos)”. 

A Biblioteca Pública Castro Alves está localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 123, no bairro Centro e pode ser visitada das 08h às 18h – sem fechar ao meio-dia. 

Biblioteca teve que se reinventar com os tempos de pandemia e recuperou frequentadores - Foto: Divulgação

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 21h59 - Fonte: ClimaTempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 13° Máx. 25°

Ter 19°C 12°C
Qua 22°C 11°C
Qui 17°C 1°C
Sex 11°C -1°C
Sáb 18°C 1°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete