O calendário de 2018 está repleto de fins de semana prolongados. Serão 10 feriados com possibilidade de emendas com sábado e domingo, sendo que cinco deles caem na terça ou quinta, possibilitando até quatro dias de descanso.
Entre os “feriadões” com até quatro dias estão Corpus Christi, Dia do Trabalho, Proclamação da República, Natal e Ano-Novo. Além disso, o carnaval também pode proporcionar uma pausa estendida, já que está marcado entre 12 e 14 de fevereiro, de segunda a quarta-feira. Dentre os dez, quatro feriados – Paixão de Cristo, Independência do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida e Finados - cairão em sextas-feiras, enquanto a Confraternização Universal no dia 1.º de janeiro será comemorada em uma terça-feira.
Em Bento Gonçalves, o feriado de 13 de junho, que homenageia o padroeiro do município, Santo Antônio, vai cair numa quarta-feira. No Rio Grande do Sul, o feriado de 20 de setembro cairá numa quinta-feira, o que vai permitir mais um feriadão, principalmente para quem trabalha nas repartições públicas.
Contabilizando todos os feriados que possibilitam emendas, o calendário 2018 pode oferecer até 36 dias de folga, o que prejudica, principalmente, o setor do Comércio. No entanto, vale ressaltar que Carnaval e Corpus Christi são pontos facultativos, ou seja, o empregador pode decidir liberar, ou não, seus funcionários. Além dos feriados citados acima, a Copa do Mundo de 2018 também possibilitará algumas folgas nos horários dos jogos do Brasil.
Os feriados em 2018
Por dias da semana
Segunda-feira: 1º de janeiro (Confraternização Universal)
Terça-feira: 1º de maio (Dia do Trabalhador) e 25 de dezembro (Natal)
Quarta-feira: 13 de junho - Santo Antônio
Quinta-feira: 31 de maio (Corpus Christi), 20 de setembro (Revolução Farroupilha), 15 de novembro (Proclamação da República)
Sexta-feira: 30 de março (Sexta-feira Santa), 7 de Setembro (Semana da Pátria) e 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora da Aparecida)
Sábado: 21 de abril (Tiradentes)