O retorno de um velho conhecido do meio político bento-gonçalvense pode provocar rupturas no PDT de Bento Gonçalves. O nome do ex-prefeito Fortunato Rizzardo começa a aparecer com força nos bastidores pedetista e deve provocar o primeiro desembarque da sigla nos próximos dias. Evandro Speranza, ex-presidente do diretório municipal e candidato a prefeito nas últimas eleições pelo partido, pode sair da sigla. Além do descontentamento com o ressurgimento de Rizzardo, Speranza teria sido seduzido por um convite para concorrer a deputado estadual por um outro partido, sendo o candidato preferencial da sigla em mais de 100 municípios.
Um dos motivos do desligamento de Speranza do PDT seria a volta à cena política do ex-prefeito Fortunato Rizzardo, o que o deixou descontente. Outro motivo seria o seu projeto de candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa. O novo partido para o qual Speranza estaria se filiando abriu as portas para uma candidatura preferencial a deputado estadual com apoio em aproximadamente 100 municípios gaúchos.
Contatado pela reportagem do Notícias de Bento, Speranza preferiu não se manifestar sobre a saída do PDT, mas também não negou a sua candidatura a Deputado Estadual. “Fizemos uma boa campanha para a prefeitura de Bento Gonçalves. Alertamos a população, principalmente durante os debates, sobre os problemas que o município enfrentaria com a continuidade dessa velha política. Eu avisei e veja o caos em que se encontra o município. Não desisti de ajudar Bento Gonçalves e quem sabe isso possa acontecer com a candidatura a deputado estadual, mas ainda é cedo para falar sobre isso”, destacou Speranza.
O presidente do PDT, Manuel Nobre, o Ceará, disse que desconhece uma possível saída de EvandroSperanza do partido. Ele afirmou que rumores da saída de Speranza surgiram no início deste ano, quando o senador Lasier Martins deixou o PDT e foi para o PSD, o que acabou não acontecendo. "Não fui comunicado desta saída. Isso para mim é um assunto superado. Acredito que o Speranza vai permanecer caminhando conosco", resumiu o presidente do PDT.
Em relação ao ex-prefeito Fortunato Rizzardo, Ceará Nobre não negou que ele esteja pleiteando um retorno ao cenário político. O presidente considerou normal Rizzardo colocar seu nome à disposição do partido, apesar dos problemas judiciais enfrentados por ele recentemente. "O Fortunato Rizzardo tem todo o direito de pleitear uma representatividade maior dentro do partido, assim como qualquer outro filiado. Porém, são as convenções internas que decidirão até onde ele pode chegar", finalizou Ceará Nobre.