Domingo, 22 de Maio de 2022
15°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Comer e Beber Açaí

Açaí, um ótimo aliado para a saúde do coração

Saiba por que é importante consumir essa fruta

17/01/2022 às 08h38 Atualizada em 24/01/2022 às 16h21
Por: Jaqueline Bagnara Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Poucas comidas são tão brasileiras quanto o açaí. Típico da região Norte do país, o consumo da polpa congelada do tipo roxo se expandiu por todo o território nacional, se tornando especialmente apreciado em cidades litorâneas. Mas se o sabor era a única razão para consumi-lo, nós vamos te dar mais motivos para inclui-lo de vez na sua dieta.

Açaí evita o câncer, o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico

O primeiro ponto positivo a respeito do açaí é que ele é rico em vitaminas C e E, que atuam como fortes antioxidantes. Mas o que isso significa? Bem, como o próprio nome indica, essas moléculas são responsáveis por evitar a oxidação das células, e isso é feito através do combate aos radicais livres, que quando estão em excesso no nosso corpo afetam a parede celular.

É importante ressaltar que esse tipo de problema tem consequências variadas, e entre elas está o possível desenvolvimento de um câncer, já que essa doença começa a partir de células oxidadas. Mas não é só. Por não estarem saudáveis, elas acabam se desgastando mais, o que gera o envelhecimento precoce. Isso sem falar que, de uma forma geral, os agentes antioxidantes fortalecem o sistema imunológico, o que deixa o corpo livre de doenças.

Alimento é rico em fibras

Outro grande benefício relacionado ao consumo do açaí é que essa fruta é rica em fibras. Isso significa que dá aquela sensação de saciedade que impede que a pessoa coma mais do que necessita. Pois é, é por isso que muita gente substitui a refeição por um grande copo de açaí. Mas as fibras possuem mais uma vantagem: ajudam a regular o intestino, evitando tanto prisão de ventre quanto a diarreia. Com isso, os nutrientes são melhor absorvidos pelo corpo, garantindo que ele continue funcionando bem.

Açaí faz bem para o coração

Muita gente não sabe, mas o açaí também é um ótimo aliado do coração. Isso porque ele possui boas quantidades de antocianina, nutriente responsável pela sua coloração roxa. Essa substância evita a degeneração celular, o que por si só já impede o aparecimento de problemas cardiovasculares. Mas além disso, o açaí é praticamente uma concentração de polifenóis, que por sua vez aumentam o fluxo sanguíneo do coração, permitindo que ele continue saudável e resistente.

Fruta ajuda a tratar distúrbios

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros e canadenses, respectivamente da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de Toronto, mostra que o açaí também pode combater a bipolaridade. A análise chegou à conclusão que o extrato da fruta consegue resolver uma disfunção que ocorre dentro da célula na área responsável por produzir energia para o cérebro. Além disso, a pesquisa revelou que o açaí é indicado para o sistema nervoso de uma forma geral, já que também evita o surgimento de outros distúrbios, além de reduzir a dor de cabeça.

Açaí é um ótimo energético

Sabe aquele estereótipo que diz que quem come açaí também é fissurado por academia? Isso ocorre porque pessoas que praticam exercícios são adeptas do consumo dessa fruta, já que ela dá mais energia ao corpo. Lembrando que ela é muito calórica, o que é bom para quem pratica esportes, mas péssimo para quem quer emagrecer. Se você se enquadra no segundo caso é melhor ir com calma na quantidade ingerida diariamente.

Seu consumo facilita o ciclo menstrual

O açaí é uma fruta rica em sais minerais, possuindo, por exemplo, boas quantidades de ferro e de fósforo. Mas é o seu cálcio que reduz os transtornos das mulheres durante seu ciclo menstrual. Isso porque ele previne sensações incômodas, como cãibras e inchaços. Mas além disso, seus outros nutrientes evitam problemas como a anemia, irritabilidade e até a arritmia

Milkshake de açaí e banana

Ingredientes:

250g de polpa de açaí;

200g de iogurte do tipo grego;

2 colheres de sopa de leite;

1 banana;

Granola a gosto.

Modo de preparo:

Com a ajuda de um liquidificador bata o açaí, o iogurte grego, a banana e o leite. Quando alcançar a consistência desejada, finalize acrescentando a granola para decorar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 16h20 - Fonte: ClimaTempo
15°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 20°C 7°C
Ter 21°C 8°C
Qua 22°C 11°C
Qui 21°C 13°C
Sex 20°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete