Antes tarde, do que nunca. A prefeitura de Bento Gonçalves anunciou nesta semana que irá iniciar uma força-tarefa para recuperar as estradas do interior, com o objetivo de facilitar o escoamento da safra de uva. A Operação Vindima será lançada nesta segunda-feira, 4 de dezembro. A colheita das uvas ocorre durante o verão, sempre nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.
O estado precário das estradas do interior de Bento Gonçalves é a principal reclamação dos produtores rurais nos quatro distritos. Pois agora, a prefeitura se propõe a reparar os prejuízos deixados anteriormente. Além de destinar recursos específicos para a manutenção do maquinário e aquisição de insumos que serão empregados exclusivamente na manutenção das estradas, a Operação Vindima contará com outras ações destinadas ao assessoramento das famílias de produtores, nas áreas de saúde, mobilidade urbana, segurança, iluminação pública, agricultura e meio ambiente. A Secretaria de Obras, com apoio das subprefeituras, organizou uma força-tarefa com mais de 100 servidores públicos na execução dos serviços dos quatro distritos. Haverá também uma programação específica destinada ao enoturismo, uma vez que nesta época milhares de turistas chegam ao município para conhecer e participar das atividades ligadas à colheita da uva.
O prefeito Guilherme Pasin, determinou aos secretários e subprefeitos, completa atenção a todas as necessidades dos produtores. Somente na manutenção de máquinas e aquisição de brita, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 200 mil. Serão aproximadamente 260 cargas do material, que somado à produção diária de três britadores municipais, serão empregados na melhoria de aproximadamente 900 quilômetros de estradas. "A operação é fundamental para o escoamento da safra, mas não só isso, queremos que o atendimento seja prioritário em todas as áreas, não somente nas estradas. É um grande e completo programa de atendimento e de respeito aos agricultores", ressalta.