Na próxima terça-feira, dia 14, será apreciado no Legislativo Municipal o projeto que prevê a redução de 17 para 11 o número de vereadores para a legislatura 2017-2020. Apresentada por Moacir Camerini (PDT) e apoiada por outros nove parlamentares, a medida poderia representar, ao longo dos quatro anos, uma economia de R$ 8 milhões.
A decisão pode vigorar já a partir do próximo ano ser virar lei antes de 5 de agosto, prazo das convenções partidárias para as eleições de outubro. A sessão ocorre na terça-feira, a partir das 18h, porque a segunda-feira, 13 de junho, é dia de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves.
Além de Camerini, assinam o projeto Gilmar Pessutto (PSDB), Jocelito Tonietto (PDT), Leopoldo Benatti (PTB), Márcio Pilotti (PSDB), Marcos Barbosa (PRB), Moisés Scussel Neto (PSDB), Paulo Roberto Cavalli (PTB), Valdemir Marini (PTB) e Vanderlei dos Santos (PP). Em 2015, em uma tentativa anterior, Camerini, então membro do PT, não obteve o mínimo de seis adesões para dar trâmite à proposição.
Não assinaram a proposta: Adelino Cainelli (PP), Adriano deSouza Nunes (PPS), Carlos Roberto Pozza (PP), Clemente Mieznikowski (PTB), Marlen Lucilene Pelicioli Ballottin (PPS), NeileneLunelli (PT) e Valdecir Rubbo (PTB).