Domingo, 22 de Maio de 2022
11°

Poucas nuvens

Bento Gonçalves - RS

Cultura Tradição

Conheça os carros temáticos dos desfiles do Bento em Vindima

Apresentações ocorrem no Centro da cidade, em várias datas ao longo de janeiro e fevereiro

06/01/2022 às 17h13 Atualizada em 06/01/2022 às 17h24
Por: Redação
Compartilhe:
(Divulgação prefeitura)
(Divulgação prefeitura)

No dia 14 de janeiro inicia o Bento em Vindima, uma das festas mais tradicionais da região. A edição deste ano promete ser ainda mais especial, com a realização de desfiles de carros alegóricos, distribuídos em sete alas, no Centro da cidade. Os preparativos estão a todo vapor com a finalização dos figurinos que compõem os carros, representando diversas fases da evolução das culturas no mundo, até chegar na imigração de famílias italianas na Serra Gaúcha, muitas destas estabelecidas em Bento Gonçalves.

Ao todo, mais de 100 figurantes participarão dos desfiles performáticos, que ocorrerão em 16, 23 e 30 de janeiro e 6, 13 e 20 de fevereiro, sempre às 17h30 de domingo. A atividade ocupará toda a extensão da rua Marechal Deodoro, seguindo até a Igreja Santo Antônio. “Estamos preparando com muito carinho e dedicação um grande evento que irá promover Bento Gonçalves para o mundo. Além de nossa comunidade poder aproveitar os 19 dias do Bento em Vindima, poderá imergir na história da construção de Bento Gonçalves. Os turistas que vêm viver a colheita da uva terão um motivo a mais para permanecer em nossa cidade”, destaca o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.

Confira como será cada ala

Ala 1
Esta ala apresenta a formação do mundo, o início de tudo. Representado pela homem-atlas, está dividida em 3 partes: o princípio de tudo, a pré-história e os egípcios.

Ala 2
Dos egípcios para a Grécia e Roma. Esta ala tem como principal personagem Dionísio da Grécia, Baco de Roma, expoente com seu tigre, é acompanhado por seus seguidores fiéis: ninfas e sátiros.

Ala 3
Uma ala muito especial retrata a vinda dos imigrantes italianos para a Serra. A ideia é mostrar através deste carro a bravura destas pessoas que aqui chegaram trazendo suas principais virtudes: a coragem e fé.

Ala 4
A chegada à Cruzinha, a terra prometida. Essa ala trará elementos fortes como o desbravar da floresta e o trabalho na construção da colônia. Das primeiras casas de pedra à plantação, o início de tudo.

Ala 5
A religiosidade foi fator importante na epopeia italiana e em especial em Bento Gonçalves, estabelecida fortemente em torno da Igreja do padroeiro Santo Antônio. Da fé à emancipação da cidade, esta ala trará fortes elementos revivendo momentos importantes de nossa história.

Ala 6
A festa das festas. A comemoração da boa safra, a pisa da uva, as músicas típicas, foram os pilares desta ala. É a partir daqui que apresentamos a união do povo que trabalha fortemente com as tradições trazidas da Itália que permanecem até os dias de hoje.

Ala 7
O gran finale. Está ala fará uma conexão direta entre a Itália, principalmente a região do Vêneto, com Bento Gonçalves, trazendo a união dos povos, da multicultura, encerrando com uma grande festa que apresentará fortes símbolos de Bento Gonçalves: o vinho, a Pipa Pórtico e a Ponte dos Arcos do Rio das Antas.

CONFIRA AS IMAGENS:

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Bento Gonçalves - RS Atualizado às 17h00 - Fonte: ClimaTempo
11°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 18°

Seg 20°C 7°C
Ter 21°C 8°C
Qua 22°C 11°C
Qui 21°C 13°C
Sex 20°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete